Allan Arbus, ator de ‘M*A*S*H’, morre aos 95 anos
Ator recorrente em M*A*S*H e convidado em dezenas de séries produzidas entre 1960 e 2000, Allan Arbus faleceu no dia 19 de abril, aos 95 anos de idade, segundo informou o jornal New York Times. Para os fãs de M*A*S*H, Allan é o Dr. Sidney Freedman, psiquiatra que costumava ser chamado pelos médicos da unidade […]

Ator recorrente em M*A*S*H e convidado em dezenas de séries produzidas entre 1960 e 2000, Allan Arbus faleceu no dia 19 de abril, aos 95 anos de idade, segundo informou o jornal New York Times.
Para os fãs de M*A*S*H, Allan é o Dr. Sidney Freedman, psiquiatra que costumava ser chamado pelos médicos da unidade sempre que um paciente precisava de atendimento em função de distúrbios mentais. Ao todo, ele foi visto em doze episódios, incluindo o último no qual seu personagem trata de Falcão (Alan Alda).
Quando o ator Gary Burghoff, intérprete do cabo Radar, decidiu deixar a série, os produtores chegaram a convidar Allan para integrar o elenco regular de M*A*S*H. Mas o ator, que não queria ficar preso a uma única produção, recusou a oferta.
Vindo de uma família judia, Allan Franklin Arbus nasceu no dia 15 de fevereiro de 1918, em Nova Iorque, filho de corretor da bolsa. Aos 15 anos de idade começou a trabalhar em uma loja de departamentos, onde conheceu Diane Nemerov, filha do proprietário. Allan e Diane se casaram em 1941. Os dois se tornaram fotógrafos, ficando responsáveis pelo catálogo de moda da loja.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Allan serviu como fotógrafo do exército. Retornando aos EUA em 1946, ele e sua esposa montaram um estúdio com o qual realizaram diversos trabalhos na área da moda, incluindo fotos para revistas como a Vogue e a Glamour.
Em 1956, Diane trocou o ramo da moda para trabalhar com fotos de caráter social. Alguns anos depois foi a vez de Allan deixar o trabalho com fotografia para investir na carreira de ator.
Ele se mudou para Los Angeles em 1969, quando começou a fazer participações especiais em séries de TV.
Ao longo de sua carreira, ele foi visto em E as Noivas Chegaram, Mod Squad, Chopper One, Havaí 5-0, Família, A Mulher Maravilha, Taxi, Arquivo Confidencial, Operação Resgate, Starsky & Hutch, O Homem Aranha, Quincy, Cagney & Lacey, Cara e Coroa, Ohara, Nos Bastidores da Lei, Matlock, Tiro Certo, Mad About You, Nova Iorque Contra o Crime, A Juíza e Curb Your Enthusiasm.

Allan em 2009
Além de M*A*S*H, Allan também integrou o elenco de Working Stiff e de The Four Seasons. A primeira era uma sitcom de 1979 estrelada por Jim Belushi e Michael Keaton sobre dois zeladores que tentam subir na carreira. A série teve apenas nove episódios produzidos.
A segunda é um drama que adapta o filme de Alan Alda, As Quatro Estações do Ano. A história acompanha a vida de quatro casais que sempre se encontram no período de férias. A série teve apenas uma temporada produzida em 1984, com um total de treze episódios.
No cinema, Allan esteve no elenco de Licença para Matar até a Meia Noite, Frenesi de Glória, Damien: a Profecia II, O Cavaleiro Elétrico, O Último Casal Casado, Voluntários da Fuzarca, A Encruzilhada e no curta A Paixão Segundo Lieberman, entre outros.
Allan e Diane se separaram em 1959 e se divorciaram em 1969. Ela se tornaria uma profissional reconhecida por fotografar a vida dos marginalizados. A versão ficcional de sua vida foi narrada no filme A Pele, produzido em 2006, no qual Diane foi interpretada por Nicole Kidman e Allan por Ty Burrell (Modern Family).
Diane cometeu suicídio em 1971. Ela e Allan tiveram duas filhas, a também fotógrafa Amy Arbus e a diretora de arte e roteirista Doon Arbus. Em 1976, Allan se casou com a atriz Mariclare Costello (Os Waltons), com quem ainda vivia e com quem teve mais uma filha, Arin Arbus.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Hj-4CKegHLQ&w=620&h=330%5D