Alemanha prepara minissérie sobre a morte de Uwe Barschel
O canal alemão ARD iniciou as filmagens de Der Fall Uwe Barschel, minissérie em dois episódios que trata da morte do político Uwe Barschel, ocorrida em 1987. Pouco depois de renunciar ao cargo de Ministro-Presidente de Schleswig-Holstein, Barschel foi encontrado morto por dois jornalistas da revista Stern. O corpo, completamente vestido, estava em uma banheira cheia de água. […]


(E-D) Fabian Hinrichs, Alexander Fehling, Antje Traue, Godehardt Giese e Matthias Matschke (Foto: Stefan Erhard/ARD).
O canal alemão ARD iniciou as filmagens de Der Fall Uwe Barschel, minissérie em dois episódios que trata da morte do político Uwe Barschel, ocorrida em 1987.
Pouco depois de renunciar ao cargo de Ministro-Presidente de Schleswig-Holstein, Barschel foi encontrado morto por dois jornalistas da revista Stern. O corpo, completamente vestido, estava em uma banheira cheia de água. A autópsia revelou algumas substâncias químicas em seu sangue, mas até hoje não se sabe se ele foi assassinado ou se cometeu suicídio, o que fez surgir algumas teorias conspiratórias.
A minissérie, escrita por Kilian Riedhof e Marco Wiersch, faz uma mistura de fatos com ficção. O caso é verdadeiro, os jornalistas que protagonizam a produção são ficcionais.
Na história, os jornalistas David Burger (Alexander Fehling) e Olaf Nissen (Fabian Hinrichs) revelam ao público o envolvimento de Barschel (Matthias Mattschke) em um caso de espionagem de seu adversário político, Björn Engholm. O escândalo leva Barschel a tomar a decisão de renunciar ao seu cargo. Logo depois, ele é encontrado morto em um quarto de hotel na Genebra, Suíça. Olaf acredita em suicídio, mas David defende a teoria de assassinato. Cada um sai em busca de informações que confirmem suas suspeitas, o que provoca uma tensão na amizade entre os dois.
No elenco também estão Antje Traue, como a jornalista Giselle, que mantém um caso com David; Edgar Selge, Martin Bramstedt Georg Szepanski e Luise Heyer, entre outros.
Com filmagens previstas para durar até o dia 19 de dezembro, na Alemanha e no Marrocos, a minissérie é produzida pela Zeitsprung Pictures, com direção de Riedhof. A previsão de estreia é para 2015.
Cliquem nas fotos para ampliar.