A Homenagem de Psych aos 20 Anos de Twin Peaks
No dia 1º de dezembro a série do canal americano USA exibirá o episódio “Dual Spires”, produzido com o objetivo de ser uma homenagem de “Psych” aos 20 anos de “Twin Peaks”, produção de David Lynch, que revolucionou o formato seriado americano quando estreou em abril de 1990. O episódio conta com as participações de […]


(E-D) Dulé Hill, Robyn Lively, Lenny Von Dohlen, Sheryl Lee, Dana Hashbrook e James Roday (Foto USA Networks/Divulgação)
No dia 1º de dezembro a série do canal americano USA exibirá o episódio “Dual Spires”, produzido com o objetivo de ser uma homenagem de “Psych” aos 20 anos de “Twin Peaks”, produção de David Lynch, que revolucionou o formato seriado americano quando estreou em abril de 1990.
O episódio conta com as participações de alguns dos atores que integraram o elenco da série cultuada: Sherilyn Fenn (Audrey), Sheryl Lee (Laura/Madeline), Dana Ashbrook (Bobby), Ray Wise (Leland), Robyn Lively (Lana Milford), Lenny Von Dohlen (Harold Smith) e Catherine Coulson (Margaret, a mulher do tronco).
O episódio foi escrito por Bill Callahan em parceria com o ator James Roday, que estrela a série. Na história, Shawn (Roday) e Gus (Dulé Hill) são convidados para participarem do Cinnamon Festival na pequena cidade de Dual Spires. Ao chegarem no local descobrem que a jovem Paula Merral foi assassinada. Seu corpo, embrulhado em plástico, é encontrado à margem de um lago.
Investigando a morte da estudante a dupla conhece alguns dos excêntricos moradores da cidade. Entre eles, Donna Gooden (Sheryl Lee), advogada, médica e veterinária; Xerife Andrew Jackson (Lenny Von Dohlen); Robert e Michelle Barker (Dana Ashbrook e Robyn Lively), proprietários do restaurante local e pais da jovem morta; a enigmática Maudette (Sherlyn Fenn); e uma misteriosa mulher (Catherine Coulson) que carrega um tronco como se fosse um bebê.
Visto que Ray Wise já tinha participado da série em um episódio de 2009, o ator retorna interpretando o Padre Westley. Para completar a homenagem, o episódio conta com a presença de Julee Cruise, que na série original cantou algumas músicas da trilha sonora. Em “Psych”, ela interpreta a música tema do episódio.
Produzida entre 1990 e 1991 pela Propaganda Films em parceria com a Aaron Spelling Television, a série “Twin Peaks” se tornou rapidamente em um marco da história da televisão americana ao transformar a narrativa seriada que vinha sendo desenvolvida até então: o rompimento da linha divisória que existia entre o bem e o mal.
Assim, os personagens da série introduziram uma realidade cruel e surreal sobre o complexo comportamento do ser humano, vitimado por seus desejos e sonhos. Qualquer produção atual considerada como revolucionária é, na verdade, uma continuação da verdadeira revolução que foi “Twin Peaks”. Esta, por sua vez, é o resultado de experiências realizadas por diversas produções exibidas na TV americana entre as décadas de 1950 a 1980.
Confiram aqui a história da produção e uma análise que fiz sobre “Twin Peaks”.Vejam também a postagem “Por Onde Anda o Elenco de Twin Peaks“.
Cliquem em todas as imagens para ampliar.
No vídeo abaixo, o canal disponibilizou cenas dos próximos episódios da quinta temporada de “Psych”. Entre 1:40 e 2:00 estão as cenas de “Dual Spires”. Confiram: