‘Twin Peaks’: começam a surgir detalhes sobre a saída de Lynch
Os fãs da série Twin Peaks ainda aguardam a definição sobre a produção dos novos episódios encomendados pelo canal Showtime, em comemoração aos 25 anos da estreia deste clássico da TV americana. Como muitos devem se lembrar, o diretor David Lynch declarou no início de abril que estava se afastando da produção. Ao justificar sua decisão, Lynch revelou […]


David Lynch (Foto: Tommaso Boddi/WireImage)
Os fãs da série Twin Peaks ainda aguardam a definição sobre a produção dos novos episódios encomendados pelo canal Showtime, em comemoração aos 25 anos da estreia deste clássico da TV americana.
Como muitos devem se lembrar, o diretor David Lynch declarou no início de abril que estava se afastando da produção. Ao justificar sua decisão, Lynch revelou que o Showtime não estava disposto a pagar o valor que pediu para dirigir os episódios. Na ocasião, o canal não se pronunciou a este respeito, limitando-se a dizer, em nota divulgada à imprensa, estar surpreso com a decisão de Lynch, visto que acreditavam estar chegando a um acordo que contemplasse ambos os lados.
Conforme os dias passam, detalhes sobre a disputa contratual começam a surgir. Segundo o Variety, Lynch e Mark Frost (criadores e detentores dos direitos sobre a série) já entregaram ao Showtime os roteiros dos nove episódios encomendados em outubro de 2014.
No entanto, pela forma como foram concebidos, a produção ultrapassaria o orçamento originalmente negociado com o canal. Isto teria levado o Showtime a pedir a Lynch e a Frost algumas mudanças, além da redução na participação da dupla nos lucros, para compensar os gastos com a produção. Vale lembrar que é muito comum os canais de TV pedirem mudanças nos roteiros, ou na produção, para acomodar o orçamento de uma série.

Mark Frost (Foto: Flatiran Books)
Ainda não está claro se Frost concordou com o pedido, mas ele teria ficado surpreso com a decisão de Lynch, que fez o anúncio de seu afastamento sem consultar ou avisar seu advogado. Ainda segundo o Variety, o próprio David Nevins, diretor do Showtime, estaria neste momento tentando negociar diretamente com Lynch algumas soluções criativas.
Enquanto isso, fãs fazem petições e campanhas para garantir a produção dos novos episódios, e alguns dos atores do elenco original da série gravaram um vídeo para pressionar o canal a trazer Lynch de volta.
Curiosamente, o vídeo não conta com a participação de Kyle MacLachlan, intérprete do agente Dale Cooper, o único ator que teve seu retorno oficialmente anunciado pelo Showtime em janeiro.
Abaixo, o vídeo gravado pelos atores, nesta ordem: Sheryl Lee (Laura Palmer), Dana Ashbrook (Bobby), Sherilyn Fenn (Audrey), Mädchen Amick (Shelley), Peggy Lipton (Norma), James Marshall (James), Kimmy Robertson (Lucy), Gary Hershberger (Mike), Catherine Coulson (Senhora do Tronco), Wendy Robie (Nadine) e Al Strobel (Gerard). O vídeo encerra com a filha do diretor, Jennifer Lynch.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FxDEmSj4o5U&w=620&h=330%5D