‘Hatufim’, versão original de ‘Homeland’, chega ao Brasil pelo +Globosat
O canal a cabo +Globosat adquiriu os direitos de exibição da série israelense Hatufim, que tem o título internacional de Prisoners of War. Criada por Gideon Raff, a série deu origem à versão americana Homeland. Ela está atualmente em sua segunda temporada. Ainda não há confirmação oficial de que tenha sido renovada para a terceira […]

O canal a cabo +Globosat adquiriu os direitos de exibição da série israelense Hatufim, que tem o título internacional de Prisoners of War. Criada por Gideon Raff, a série deu origem à versão americana Homeland. Ela está atualmente em sua segunda temporada. Ainda não há confirmação oficial de que tenha sido renovada para a terceira mas, em painel realizado em novembro na American Friends of Tel Aviv University, Raff disse que, tão logo tenha tempo, ele começará a escrever os roteiros dos novos episódios. Além de ser produtor executivo do remake de Hatufim, Raff também é cocriador e produtor de Tyrant, nova série encomendada pelo canal FX, e da minissérie Dig, do USA.
Hatufim estreou em Israel em março de 2010 com uma temporada composta de dez episódios. Em outubro de 2012 foi exibida a segunda temporada, com quatorze episódios produzidos. A série já foi vendida a canais da Inglaterra (onde já teve sua primeira temporada lançada em DVD), Finlândia, EUA (Hulu), Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Austrália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Canadá, Noruega, Portugal, Espanha e Suíça.
Este é um drama sobre a readaptação de soldados que voltam traumatizados para a casa após uma longa ausência. Há dezessete anos, três soldados israelenses foram feitos prisioneiros durante uma missão secreta para matar um membro da Jihad. A história de Hatufim inicia quando o governo de Israel consegue finalizar as negociações de troca de prisioneiros. Terroristas islâmicos, responsáveis por um atentado à bomba que matou dezenas de cidadãos, são entregues em troca dos dois soldados israelenses que sobreviveram, Nimrod (Yoram Toledano) e Uri (Ishai Golan), bem como o corpo do terceiro, Amiel (Assi Cohen).
Ao longo da primeira temporada, a série mostra a difícil adaptação de Nimrod e Uri à rotina de suas famílias e do país. Em paralelo, eles enfrentam a desconfiança de um psicólogo militar encarregado de interrogar os dois soldados. Acreditando que eles escondem algum segredo, o Dr. Haim (Gal Zaid) pede ajuda à agente Iris (Sendi Bar) para tentar descobrir a verdade. Assim, ela se envolve romanticamente com Uri, o mais frágil dos dois soldados. Meu review da primeira temporada de Hatufim aqui.
Além do remake americano, Hatufim também tem em fase de desenvolvimento uma versão russa, indiana e uma latina, para ser exibida em canais do México e da Colômbia.
Apesar de uma série ter se originado da outra, Hatufim e Homeland seguem caminhos opostos. A versão original é indicada para quem prefere dramas psicológicos. Em suas duas temporadas, ela dá mais atenção a questões sociais, culturais e morais, deixando em segundo plano as teorias de conspirações e cenas de ação que são a base da versão americana.
O canal +Globosat ainda não definiu a data de estreia da série.
Cliquem na foto para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YGq0aNZ0neU&w=620&h=330%5D