‘Forbrydelsen’ estreia na Globosat HD
O canal a cabo Globosat HD estreia esta noite a série dinamarquesa Forbrydelsen, que já ganhou uma versão americana pelo canal AMC com o título de The Killing. Criada por Søren Sveistrup, a primeira temporada tem 20 episódios produzidos. Na história, Sarah Lund (Sofie Gråbøl), prestes a se mudar para Suécia, é encarregada pelo Departamento […]


Sofie Gråbøl como Sarah Lund em ‘Forbrydelsen’
O canal a cabo Globosat HD estreia esta noite a série dinamarquesa Forbrydelsen, que já ganhou uma versão americana pelo canal AMC com o título de The Killing.
Criada por Søren Sveistrup, a primeira temporada tem 20 episódios produzidos. Na história, Sarah Lund (Sofie Gråbøl), prestes a se mudar para Suécia, é encarregada pelo Departamento de Polícia de Copenhague a definir a linha de trabalho que será adotada por seu substituto, Jan Meyer ( Søren Malling), nas investigações em torno do assassinato de Nanna Birk Larsen, uma jovem de 19 anos. Ao longo dos trabalhos, a dupla chega a diversos suspeitos, entre eles o candidato a prefeito Troels Hartmann (Lars Mikkelsen).
No Brasil, a série recebeu o título de The Killing – História de um Assassinato. Meu comentário sobre a temporada você lê aqui (cuidado com spoilers).
Em uma rápida conversa com o blog Nova Temporada, o ator Lars Mikkelsen fala sobre seu trabalho na série e seu personagem, um candidato a prefeito que se torna a esperança de renovação política. No entanto, quando se torna suspeito do crime, Troels se vê envolvido em um conflito moral.

Lars Mikkelsen como Troels
NT – Que características do seu personagem você buscou desenvolver mais?
LM – Desde o início da produção percebi que seria possível criar um personagem que representaria o político idealista e moderno vivendo a realidade da política local, o que o força a abrir mão de alguns de seus ideais. Eu realmente gosto da idéia de um homem idealista e ingênuo que tenta se comunicar diretamente com o povo, ao contrário da comunicação controlada do político que você encontra em muitos dos nossos líderes. Assim, busquei criar um homem empático e apaixonado por seu trabalho.
NT – Vocês sabiam quem era o assassino desde o início? Trabalharam o desenvolvimento de personagens com esse conhecimento?
LM – Nós não sabíamos quem era o assassino até a produção dos dois últimos episódios ter início. Mas durante todo o tempo todos nós trabalhamos diretamente com os roteiristas no desenvolvimento dos personagens.
NT – Apesar de Troels ser um suspeito, Sarah sempre o tratou com uma certa diferença em relação aos demais suspeitos. Qual sua opinião sobre essa relação ambígua entre Troels e Sarah, se é que ela realmente existe?
LM –Eu acho que os dois conseguem reconhecer no outro sua própria solidão, juntamente com a paixão que cada um tem pelo seu trabalho, o que os faz partilharem uma certa simpatia. Mas, como ele também é um suspeito, essa simpatia se torna ambígua.
NT – De que forma o sucesso nacional e internacional de Forbrydelsen afetou a produção televisiva da Dinamarca?
LM – Eu acho que a produção na Dinamarca vem mantendo uma escalada constante nos últimos dez anos ou mais, em termos de qualidade. Forbrydelsen é o resultado desse crescimento. Mas a linha narrativa da história, juntamente com o grande elenco e os bons diretores que ela teve, trouxe realmente para esta série um novo nível de qualidade. O que isso significa não serei capaz de responder-lhe agora. Os efeitos serão visíveis daqui a alguns anos.
NT – Você já viu a versão americana? Qual sua opinião sobre seu personagem na versão americana? Acha que é muito diferente?
LM – Lamento dizer que ainda não vi a versão americana porque venho me dedicando ao trabalho com uma peça de teatro. Mas tão logo tenha tempo, irei conferir. Billy Campbell esteve em Compenhague. Ele é uma ótima pessoa. Sinto-me honrado que ele esteja fazendo o personagem.
NT – Você já esteve no Brasil ou já viu algum filme ou programa de TV brasileiro?
LM – Nunca estive em seu país, mas sempre desejei conhecê-lo. Assisti Cidade de Deus, que achei uma grande e assustadora experiência, um grande filme. Esta é a única produção brasileira que conheço.
A série Forbrydelsen estreia esta noite às 22 horas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wU1_xAO8LuQ&w=620&h=330%5D