‘Enlightened’ está cancelada
A notícia não chega a ser uma surpresa. A baixa audiência da série, a pouca receptividade de público nas redes sociais, bem como o final da segunda temporada de Enlightened, já davam a entender que ela seria cancelada. A HBO decidiu não renovar a produção estrelada por Laura Dern. A notícia foi divulgada esta noite […]

A notícia não chega a ser uma surpresa. A baixa audiência da série, a pouca receptividade de público nas redes sociais, bem como o final da segunda temporada de Enlightened, já davam a entender que ela seria cancelada.
A HBO decidiu não renovar a produção estrelada por Laura Dern. A notícia foi divulgada esta noite pela imprensa americana. Bem recebida pela crítica, que nas últimas semanas fez campanha para salvar a série, Enlightened chega ao fim com duas temporadas produzidas e um total de dezoito episódios.
Criada por Dern e Mike White, a série estreou em 2011 contando a história de Amy (Dern), mulher que, após sofrer uma crise nervosa, entra em contato com sua espiritualidade. Sua nova forma de ver a vida a leva a tentar convencer as pessoas a passarem pelo mesmo processo de mudança.
Sem mudar sua personalidade narcisista, ansiosa e insegura Amy muda de foco, mas continua impondo sua vontade, acreditando que o fim justifica os meios. Seu alvo é a empresa onde trabalha. Decidida a expor a corrupção que existe por trás do poderio da Abbadon Industries, Amy recruta seu colega de trabalho (interpretado pelo próprio Mike White) e um jornalista para lutar ao seu lado nessa guerra.
Se tivesse sido renovada, a terceira temporada retrataria o processo judicial que a Abbadon Industries teria movido contra Amy.
A primeira temporada conquistou a média de 172 mil telespectadores ao vivo, chegando a 1.5 milhão com as reprises, DVR e disponibilização em outras mídias. Apesar da baixa audiência, ela foi renovada graças à aceitação crítica e o prêmio Golden Globe que Dern recebeu por seu trabalho na série.
Em sua segunda temporada, Enlightened conquistou uma audiência melhor, chegando a 435 223 mil telespectadores ao vivo, com 0.1% entre o público alvo (18-49 anos). Os números da audiência somando as reprises, DVR e outras mídias não foram divulgados pela HBO. Mas, segundo o Variety, o último episódio da série conquistou cerca de 500 mil telespectadores somando três exibições na mesma noite.
Muitos falam sobre a necessidade da TV produzir ‘algo diferente’. Pois Enlightened representava algo que fugia às fórmulas e temáticas eternizadas pela TV americana, que influenciam a produção internacional. Também representava a essência do que era a TV a cabo quando ela surgiu: oferecer produções diferenciadas, voltadas para segmentos de público, tendo como referência o conteúdo e não o nível de audiência.
A TV a cabo ainda busca oferecer produções segmentadas, basta conferir o tipo de programas que são produzidos por ela, mas a maioria dos canais já está dando preferência para aquele segmento de público que gera mais audiência ou manifestações nas mídias sociais. Apesar de também adotar essa política, a HBO ainda é um canal que investe em séries que outros canais sequer pensariam em desenvolver. A existência de Enlightened é uma prova disso.
Retratando a consciência de uma sociedade que está passando por mudanças de valores, e as dificuldades de se lidar com suas consequências, Enlightened permaneceu fiel aos seus objetivos. Esta foi uma série que, embora tenha representado seu próprio tempo, não foi aceita por ele. De minha parte, foi um prazer tê-la conhecido.
Cliquem na foto para ampliar.