‘Além da Imaginação’ estreia no Netflix
Este mês o site Netflix incluiu Além da Imaginação em seu catálogo de streaming. Com isso, os fãs podem matar as saudades da série enquanto a nova geração tem a oportunidade de ser apresentada a um clássico da TV americana. A série é oferecida em inglês com legendas em português. Infelizmente, apenas quatro das cinco temporadas produzidas […]

Este mês o site Netflix incluiu Além da Imaginação em seu catálogo de streaming. Com isso, os fãs podem matar as saudades da série enquanto a nova geração tem a oportunidade de ser apresentada a um clássico da TV americana. A série é oferecida em inglês com legendas em português.
Infelizmente, apenas quatro das cinco temporadas produzidas foram oferecidas até o momento. Estranhamente, a quarta temporada não foi incluída. Esta temporada é a que traz um número menor de episódios. Enquanto as demais contam com a média de 29 a 36 episódios, a quarta traz apenas dezoito por ter estreado na midseason.
Clássico da década de 1960, Além da Imaginação é considerada o marco inicial da ficção científica nas séries de TV, muito embora outras produções desse gênero já tivessem sido exibidas quando ela estreou em 1959.
Tal como I Love Lucy estabeleceu o formato sitcom, a série criada por Rod Serling definiu a abordagem que seria explorada pelos seriados de ficção: questões sociais, familiares, morais, éticas e políticas x avanços tecnológicos e modernidade. A forma como o ser humano se relaciona com a tecnologia e a fé.
Até então, as séries de ficção eram voltadas para o público infanto-juvenil, mantendo uma narrativa didática e de aventura. Produções como Um Passo Além fugiram do formato estabelecido, mas se prendiam a um único conceito. Além da Imaginação ampliou o olhar para todas as questões que afligem o ser humano em uma sociedade em constante mudança.
Com cinco temporadas e 156 episódios, a série influenciou (e ainda influencia) gerações de roteiristas e produtores que buscam nos episódios de Além da Imaginação inspiração para suas produções.
A série não traz efeitos visuais fantásticos ou cenas de lutas e perseguições, que podem ser acrescentadas a qualquer roteiro. Ela traz o drama que leva os personagens a viverem diversas situações consideradas… além da imaginação.
Sem enredo ou personagens fixos, a série conta com histórias diferentes a cada episódio, apresentados por Serling, seu criador e responsável por cerca de 80% dos roteiros.
Entre os episódios que se tornaram clássicos estão Where is Everybody?, Time Enough at Last, Third From the Sun, The Monsters Are Due on Maple Street, A World of His Own, The Eye of the Beholder, Nick of Time, The Invaders, The Midnight Sun, Five Characters in Search of an Exit, Nothing in the Dark, To Serve Men, Nightmare at 20.000 Feet, People Are Alike All Over, The After Hours, The Masks, A Stop at Willoughby, Walking Distance, entre outros.
Cliquem nas fotos para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=PSfA5WvgASc&w=620&h=330%5D