Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Terra e Paixão’ e outras 5 novelas rurais que deram o que falar na Globo

Trama de Walcyr Carrasco volta ao campo para tentar repetir o sucesso de 'Pantanal', mas a temática é recorrente nas novelas da emissora

Por Amanda Capuano 17 Maio 2023, 15h06

No ar em horário nobre da Globo, a novela Terra e Paixão leva os expectadores de volta ao Brasil rural, temática que fez sucesso recentemente com o fenômeno Pantanal. Marcada pela disputa de terras entre a viúva Aline (Bárbara Reis) e o poderoso fazendeiro Antônio La Selva (Tony Ramos), a novela de Walcyr Carrasco retoma assuntos cativos da teledramaturgia brasileira, como disputas familiares e amores proibidos em meio ao campo. Confira a seguir outras 5 novelas rurais que fizeram barulho nas telas da Globo — e que estão disponíveis no globoplay.

Rei do Gado

.
Em ‘Rei do Gado’, Patrícia Pilar vive Luana, uma bóia-fria que se apaixona por Bruno Mezenga (Divulgação/TV Globo)

Atualmente no ar no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Benedito Ruy Barbosa trouxe para as telas temas relevantes, e também controversos, como a disputa de terras e a luta pela reforma agrária. Lançada originalmente em 1996, a trama se desenrola a partir da rivalidade entre as famílias de fazendeiros Mezenga e Berdinazzi, que mantém uma inimizade há gerações por causa de uma cerca que separa uma propriedade da outra. Encenada no Brasil rural, a trama ainda acompanha a decadência das plantações de café e a imigração italiana para o país.

Continua após a publicidade

Pantanal

MULHER-ONÇA - Alanis, a Juma: amor que une o agro e o urbano -
MULHER-ONÇA – Alanis, a Juma: amor que une o agro e o urbano – (João Miguel Júnior/TV Globo)

Sucesso da década de 1990, a novela original era da extinta rede Manchete, mas também já foi exibida no SBT. Desde 2006, a Globo ensaiava um remake da trama pantaneira, mas a nova versão só foi lançada em 2021. Assim como a novela original, a adaptação foi um sucesso de audiência ao retratar as belezas do bioma brasileiro e a vida de Zé Leôncio nas fazendas de gado que administrava — além, é claro, da vida reclusa de Juma Marruá, a famosa “mulher onça” que se confundia com a fauna do local. Na nova versão, Leôncio foi modernizado e agora tinha discursos mais sustentáveis pró-natureza.

Renascer

.
Marcos Palmeira e Antonio Fagundes interpretaram pai e filho (Divulgação/TV Globo)

Originalmente exibida em 1993, a novela se passa na Bahia, nas fazendas de café de Ilheus, ao sul do estado. Quando a esposa morre no parto, José Inocêncio culpa o filho caçula pela morte da amada, e passa a nutrir ódio pelo rebento. Além da disputa entre pai e filho, a trama acompanha a disputa de terras no local, a caça aos caranguejos e as crenças populares do campo — como um diabo criado dentro de uma garrafa que teria dado sucesso a Inocêncio.

Continua após a publicidade

Terra Nostra

.
Bartolo (Antônio Calloni) e Matheu (Thiago Lacerda) em cena de Terra Nostra (Divulgação/TV Globo)

Situada no início do século XX, a novela começa com a imigração italiana para o Brasil. No caminho para o país, Juliana (Ana Paula Arósio) e Matheu (Thiago Lacerda) se apaixonam e vivem um romance, mas o casal acaba separado no desembarque do navio. Já em solo brasileiro, além das tentativas de reencontro da dupla, a trama acompanha a vida dos imigrantes nas lavouras de café e a diferença de classe entre os trabalhadores e os fazendeiros endinheirados em uma clara analogia à luta de classes.

Velho Chico

Bastidores da última gravação do ator Domingos Montagner, na novela 'Velho Chico'
Bastidores da última gravação do ator Domingos Montagner, na novela ‘Velho Chico’ (Renan Castelo Branco/TV Globo)

Exibida em 2016, a novela se passa na fictícia Grotas de São Francisco e se debruça sobre a disputa de terras entre famílias rivais ao longo dos anos. A trama ainda acompanha a vida nas plantações de algodão e os embates entre os grandes fazendeiros e os pequenos produtores rurais. Nos bastidores, a morte de Domingos Montagner, o protagonista Santo, durante um passeio no Rio São Francisco, abalou o elenco e a produção. A novela precisou improvisar para conseguir concluir a história, usando jogo de luz e câmera para incluir o personagem nas cenas finais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.