Sucesso ou fiasco? O que a audiência de ‘Vale Tudo’ significa para a Globo
Dados preliminares mostram que folhetim terá muito trabalho para reconquistar o público perdido no horário nobre

Em sua estreia na noite de segunda-feira, 31, a novela Vale Tudo alcançou números dissonantes. Na Grande São Paulo, centro importantíssimo para a rede Globo, o remake do folhetim de 1988 foi a segunda pior estreia de uma novela das 9, com média de 24,1 pontos no Ibope, superando apenas a anterior, Mania de Você, que fez 23 pontos. O fiasco, porém, não se repetiu no Rio de Janeiro, cidade que é cenário da atração: a média por lá foi de 31 pontos. Apesar da audiência baixa em São Paulo, a Globo está feliz com o resultado.
“No Rio de Janeiro, foi a maior audiência de estreia de uma novela das nove em mais de dois anos”, diz o comunicado da emissora a VEJA. “Em São Paulo, a história de Raquel (Taís Araujo) e Maria de Fátima (Bella Campos), mãe e filha com visões opostas sobre o caminho para se vencer na vida, marcou 24 pontos de audiência e 40% de participação. O índice é maior que a estreia da antecessora em +4% (+1 ponto) e elevou a média da TV Globo no horário em 14% (+3 pontos) na mesma comparação.”
Vale Tudo tem outra métrica a seu favor: na internet, a novela foi tema popular no X, antigo Twitter, indicando que o interesse por ela existe e que o público pode consumir seu conteúdo por outras fontes, como recortes de cenas nas redes sociais, além, claro da exibição via Globoplay — a emissora deixará os seis primeiros capítulos abertos na plataforma, para atrair não assinantes.