Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Série da Netflix sobre a chacina da Candelária ganha primeiro teaser

Produção explora a tragédia de 1993 que deixou oito meninos mortos nas mãos de milicianos em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro

Por Thiago Gelli Atualizado em 27 set 2024, 13h02 - Publicado em 27 set 2024, 12h08

A Netflix divulgou na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro, o primeiro teaser da minissérie Os Quatro da Candelária, que adapta a história de um dos crimes mais chocantes na história recente do Brasil. Os episódios chegam à plataforma em 30 de outubro e têm como base relatos de testemunhas e envolvidos.

Imagem de divulgação da série 'Os Quatro da Candelária', na Netflix; na vida real, vítimas da chacina tinham entre 11 e 19 anos
Imagem de divulgação da série ‘Os Quatro da Candelária’, na Netflix; na vida real, vítimas da chacina tinham entre 11 e 19 anos (Netflix/Reprodução)

História real

A chamada “Chacina da Candelária” ocorreu em julho de 1993, quando policiais milicianos em dois carros pararam à frente da Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro, e fuzilaram os adolescentes que dormiam por ali. Naquela noite, foram mortos oito meninos— seis menores de idade e dois maiores, dos 11 aos 19 anos. Desde o crime, ao menos 44 dos 70 jovens moradores de rua da região perderam a vida de forma violenta.

Continua após a publicidade

As vítimas foram eternizadas no local da crime por meio de uma cruz de madeira inscrita com seus nomes, colocada no jardim em frente à igreja. Agora, a série da Netflix pretende homenageá-las como memorial de maior alcance. A identidade dos quatro garotos do título, porém, não foi divulgada. A sinopse oficial pincela o enredo como retrato do cotidiano de “quatro crianças cheias de sonhos” em meio aos perigos das ruas do Rio, sem ideia de que farão parte de “um dos episódios mais trágicos da história do Brasil”.

A narração do vídeo divulgado indica que a produção equilibrará o tom pesaroso com um relato encarecido das vítimas para além de seu fim: “Quando um de nós é levado, a gente canta, dança e faz uma roda de samba regada de bebida boa para celebrar a vida e mandar a morte embora”, diz um homem não revelado. Logo depois, o cântico da umbanda O Sino da Igrejinha entra em cena para musicar momentos de conflito entre os meninos e figuras de autoridade da capital fluminense.

Além do elenco iniciante, a produção conta com Maria Bopp, Leandro Firmino, Stepan Nercessian e Antonio Pitanga. A criação e direção é de Luis Lomenha.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.