Os valores ‘acessíveis’ das obras de arte feitas por Regina Duarte
Atriz tem investido cada vez mais na carreira de artista plástica e vende de cartões-postais a quadros a valores que chegam a 25 000 reais

Fora das novelas desde 2017 e após deixar a Globo em 2020 para tentar uma carreira política, Regina Duarte tem investido cada vez mais na profissão de artista plástica. Autora de obras como quadros feitos com tinta óleo, lápis de cor e giz, impressões em papel algodão, colagens com folhas e até cartões-postais, a atriz disponibiliza suas peças em seu site oficial, Regina das Artes, com valores que vão de cifras acessíveis como 30 reais, a até números exorbitantes como 25 000 reais.
No Instagram, Regina já havia falado sobre seu gosto pelas artes plásticas e pelo passatempo de recolher folhas secas para fazer quadros — hábito adquirido em fevereiro de 2023. A colagem mais barata do site, atualmente, custa 100 reais e é batizada de Orquídea e Primavera P. Una das mais caras sai pelo valor de 5 000, a Amendoeira e Matéria C/ Moldura. Já as pinturas vão de 1 500 a 25 000 reais. Um exemplar de Casarão P, feito com óleo sobre tela e assinado pela artista, pode ser adquirido pelo valor máximo da seção. E as impressões custam até 5 000 reais. Com pagamento via PIX, há descontos de 10% na maioria das peças.
Após realizar algumas exposições em galerias de arte em São Paulo, no interior paulista e até Alemanha, Regina Duarte também mostrará sua arte em Portugal. A exposição Fases e Faces com Vernissage, sob curadoria de Ana Carolina de Villanueva, entra em cartaz na Luka Art Gallery, dentro do Palacio Biester em Sintra, em 3 de maio.





Regina Duarte voltou para a Globo?
Após sair da Globo em 2020 para assumir o cargo de secretária de Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte, que é simpatizante de Jair Bolsonaro (PL), começou a ensaiar um retorno para a emissora neste ano, ao participar de chamadas da reprise de História de Amor na faixa vespertina da programação. Na madrugada desta terça, 22, a atriz deu uma entrevista a Pedro Bial no Conversa com Bial, marcando a primeira vez que ela pisa na empresa desde sua demissão. Entretanto, sua volta às novelas ainda é incerta.
“Recebo hoje uma estrela maior dessa história. Não por acaso, o nome dela quer dizer rainha.” Assim Pedro Bial abriu seu programa ao receber a atriz Regina Duarte. Sobre a presença da atriz, Bial chamou de “a volta da filha pródiga”.
A participação de Regina no programa integra a celebração dos 60 anos da TV Globo e Bial reforçou a importância de Regina nesse histórico. A conversa transitou especialmente pelos papéis vividos por ela na emissora — e ignorou a controversa associação da atriz com o ex-presidente.
Um tema político, porém, saltou na entrevista ao relembrar a proibição da novela Roque Santeiro pela ditadura militar em 1975. O folhetim que satirizava a política brasileira e o uso da fé como arma de manipulação só foi exibido e finalizado de fato nos anos 1980, após o fim do regime. Regina relembrou ter feito parte da ida do elenco a Brasília para pedir a liberação da novela para o então presidente Ernesto Geisel, ao que chamou de uma “excursão frustrante”, já que o mandatário nem ao menos os recebeu. “A censura é prejudicial para a arte. Cada um que escolha o que quer seguir, o que quer louvar”, comentou a atriz.
A única ligação mais direta sobre Regina e Bolsonaro, um conhecido apoiador do regime militar e de suas políticas de repressão, foi feita de forma branda por Bial, que relembrou os ataques que ela recebeu ao escolher seu lado na polarização política. “Fui defenestrada. Mas a sociedade já evoluiu, já aceita que posso fazer escolhas e não seguir o evangelho a, b ou c”, disse ela, sem citar nomes.
Regina vai voltar para as novelas da Globo?
Bial perguntou se é verdade que ela estará no elenco de Três Graças, próxima novela de Aguinaldo Silva. Regina afirmou que não sabe de nada, mas perguntou se existe alguma personagem muda neste folhetim — já que ela cansou de decorar falar por tantos anos. O apresentador, então, se ofereceu para “falar com o Agnaldo” em prol da colega. A presença da atriz no programa, contudo, aponta para uma reaproximação dela com a emissora.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial