Os detalhes que incomodaram na final da 12ª temporada do MasterChef Brasil
Reality culinário da Band chegou ao fim com a vitória da advogada Daniela Dantas, a favorita da edição de 2025

A décima segunda temporada do MasterChef com cozinheiros amadores chegou ao fim na noite de terça-feira, 2, com a vitória da favorita da edição 2025, Daniela Dantas, 49, sobre Felipe Bruzzi. O resultado satisfatório quase ofusca alguns detalhes que incomodaram na transmissão ao vivo do último episódio, evidenciando alguns problemas do reality culinário da Band. Na primeira temporada sem a apresentação de Ana Paula Padrão, os chefs profissionais Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça provaram seu valor à frente do programa nos episódios gravados da temporada, porém, na condução em tempo real, faltou sincronia entre os apresentadores e a direção, com muitos “delays” de textos falados, a voz rouca de Fogaça acabou virando meme nas redes sociais e a presença de palco de Ana Paula, sempre carismática, fez falta, no final das contas.
Após o resultado da final, faltou à direção do programa a agilidade de mostrar o rosto dos rivais de Daniela com a consagração da vitória da advogada, que acumulou inimigos, especialmente Taynan Fernandes, 33; Sofia Jungmann, 26; Felipe Miyasaka, 33; Lucas Kaun, 31; e Guilherme Pennacchia, 19 — grupo de amigos que tentou se ajudar ao máximo e prejudicar Daniela ao longo da competição, mas sem sucesso algum. O programa foi estendido ao máximo, terminando após a 1h, com muitas enrolações para bajular os patrocinadores e criar expectativa, mas poderia ter tornado o momento ainda mais emocionante, gerando uma repercussão ainda maior nas redes sociais. Uma oportunidade de ouro foi perdida.
Apesar dos pequenos deslizes, o MasterChef conseguiu um feito impressionante para um programa que está há onze anos no ar: conquistou um engajamento alto nesta temporada, graças à narrativa clássica de vilões contra uma mocinha, que no caso é Daniela, que ganhou o apelido de “loba” na internet por seu posicionamento afrontoso e comentários ácidos, sem abaixar a cabeça para a molecada.
Como foi a audiência da final do MasterChef?
Realizada ao vivo, a final do MasterChef bateu o recorde da temporada, com 2 pontos de média de audiência na Grande São Paulo. Apesar de ter sido o maior ibope do reality culinário do período e até ter dado alguns picos na vice-liderança em alguns momentos, não foi suficiente para a Band sair do quarto lugar no ranking consolidado, atrás de Globo, Record e SBT.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial