Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Os bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TV

Seja qual for o destino do apresentador, líder dominical por mais de trinta anos na Globo, o caso diz muito sobre a televisão atual

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h31 - Publicado em 25 Maio 2023, 19h30

Em reunião com Johnny Saad e André Aguera, presidente e vice-­presidente da Band, há duas semanas, Fausto Silva recebeu uma proposta dos chefões da emissora que não o agradou. Com o programa Faustão na Band, exibido de segunda a sexta à noite, amargando média de 2 pontos de audiência, seria necessário reduzir ainda mais os custos — inclusive o salário do titular. Desde a noite de seu lançamento, em 17 de janeiro de 2022, a atração de auditório não conseguiu repetir os incríveis 8 pontos daquela estreia pomposa. De lá para cá, os problemas foram se empilhando. Apesar de ser de início um sucesso comercial, com filas de anunciantes e cotas de patrocínio ofertadas a 20 milhões de reais, os resultados não se converteram em ibope e lucros — pelo contrário, provocaram demissões, reformulações e perda de merchandisings. Sem querer negociar seus ganhos — estimados em 3 milhões de reais, entre salário e publicidade —, Faustão tomou, então, a decisão de abandonar o posto, deixando o buraco para o filho João Guilherme Silva e a jornalista Anne Lottermann, seus assistentes no ar, preencherem até o fim de julho — tempo para a emissora encontrar uma solução para substituí-­lo.

ÁPICE - A estrela imbatível do 'Domingão', da Globo, em 2010: líder de audiência
ÁPICE - A estrela imbatível do ‘Domingão’, da Globo, em 2010: líder de audiência (Ze Paulo/TV Globo)

A História da Televisão Brasileira para quem tem pressa

É a segunda mudança abrupta no destino de Fausto Silva em tempos recentes. Consolidado como líder por 32 anos com o Domingão do Faustão, exibido de 1989 a 2021 na Globo, o apresentador fora dispensado também em meio ao corte de custos agressivo da emissora, disposta a ceifar qualquer prata da casa de alto salário. Silva faturava aproximadamente 5 milhões de reais e sabia que deixaria a empresa no fim de 2021, com o término de seu contrato. Longe de cogitar a aposentadoria, começou a negociar com a Band, na qual fizera entre 1986 e 1988 o Perdidos na Noite, irritando sua então chefia na Globo — que, apesar da parceria longeva, o demitiu após uma licença médica sem nem sequer o direito à despedida do público.

TV Tupi – Do Tamanho do Brasil

Com isso, Faustão abraçou a ideia megalomaníaca de ter um programa diário aos moldes do que tinha nos domingos, prometendo audiências de dois dígitos de ibope para esquentar o horário nobre da Band. De fato, seu nome atraiu marcas como Bradesco e Magazine Luiza. Mas o programa não se pagou no primeiro ano e gerou um prejuízo estimado em 50 milhões de reais. “A expectativa não foi cumprida em nenhum momento”, diz um profissional do mercado de TV, sob condição de anonimato.

Continua após a publicidade
RENOVAÇÃO - Huck à frente do quadro de sucesso: formatos globais são mais importantes que o apresentador de plantão
RENOVAÇÃO - Huck à frente do quadro de sucesso: formatos globais são mais importantes que o apresentador de plantão (Rafaela Cassiano/TV Globo)

Nos bastidores de seu programa na Band, o apresentador se manteve pessoalmente no comando, mas com pouca sinergia com a própria equipe. Ex-funcionários do Faustão na Band relataram a VEJA que havia uma cobrança exacerbada: todas as ideias deviam passar pelo aval do chefe, que se isolava em sua sala e só recebia o diretor Cris Gomes e outros poucos executivos. O veterano também resistia a novidades, priorizando quadros tradicionais — até o desespero obrigá-lo a incluir conteúdo jornalístico e game shows no programa. Não funcionou. “Faustão chegou a cancelar uma gravação no meio, sem dar uma explicação clara à plateia. Culpou a produção, mas houve muita omissão da chefia”, disse uma pessoa que trabalhou próxima ao titular. Além da ambição de Faustão de se manter na TV, havia o desejo de introduzir o filho João como seu sucessor.

História da televisão brasileira: Uma visão econômica, social e política

Aos 73 anos e afeito ao controle da própria narrativa, Faustão tem seu futuro agora no centro de especulações: ele estaria negociando com outras emissoras — ou até ensaiando um retorno à Globo. Mas também relatou a pessoas próximas que pretende descansar sua imagem e aproveitar mais a família. Seja qual for seu destino, a passagem melancólica pela Band ilumina um dado que transcende sua figura: na atual realidade dos programas de auditório, está em baixa o apresentador-estrela capaz de segurar as pontas no ar com base unicamente em seu carisma individual.

HERDEIRA - Patricia no comando do programa do pai: êxito notável no ibope
HERDEIRA - Patricia no comando do programa do pai: êxito notável no ibope (Gabriel Cardoso/SBT)

Hoje, o showman de plantão é tão (ou menos) importante quanto os quadros de sucesso — na maior parte das vezes, licenciados de produtoras globais, como o Dança dos Famosos. Sai o animador da hora, e o quadro retém a audiência. Luciano Huck assumiu o lugar de Faustão na Globo sem grandes tribulações, e até Silvio Santos foi substituído com êxito pela filha Patricia Abravanel no Programa Silvio Santos após aposentar-se. O apresentador da Globo e a herdeira do SBT, aliás, conquistaram seus recordes de ibope na semana passada. Faustão deixou mais uma vez sua vitrine na televisão, mas a caravana passa.

Publicado em VEJA de 31 de maio de 2023, edição nº 2843

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

Os bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TVOs bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TV
A História da Televisão Brasileira para quem tem pressa
Os bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TVOs bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TV
TV Tupi – Do Tamanho do Brasil
Os bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TVOs bastidores tensos do fim do ‘Faustão na Band’ – e o reflexo disso na TV
História da televisão brasileira: Uma visão econômica, social e política
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.