Os 3 problemas que explicam o ‘fracasso’ de Vale Tudo
Novela das 9 da Globo tem registrado audiência morna -- mas ainda tem tempo para virar o jogo
Maior aposta da Globo para 2025, o ano em que a emissora celebra os 60 anos no ar, o remake de Vale Tudo tem registrado uma audiência morna, com 21 pontos na Grande São Paulo — empatando tecnicamente com a antecessora, Mania de Você, que tem o posto de pior novela das 9 da Globo na história. A adaptação de Manuela Dias do sucesso escrito originalmente por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres era vista como a tábua da salvação da faixa, que vem perdendo ibope ano ano, mas, alguns fatores explicam esse fracasso. A boa notícia para o departamento de dramaturgia da Globo, é que há tempo para virar esse jogo se fizer ajustes no ritmo da história e cortar o que for desnecessário.
Herança ingrata
Vale Tudo herdou uma audiência baixa de Mania de Você. Com uma trama mirabolante que não conquistou o público, o folhetim de João Emanuel Carneiro girou em círculos e enredos absurdos até chegar ao final como uma das histórias mais esquecíveis da faixa. Fechando com média de 21 pontos, a trama até bateu 25 na última semana, mas nem mesmo estes resultados ajudaram a impulsionar sua sucessora.
Mocinha e vilã sem apelo
Por mais que a atuação de Taís Araujo como Raquel e Bella Campos como Maria de Fátima não deixem a desejar — pelo contrário –, as jornadas da mocinha e da vilã têm tido pouco apelo com o público. Enquanto a protagonista é vista como ingênua ao extrema com a filha pilantra, sendo chamada de burra muitas vezes por internautas que acompanham a história, as motivações da jovem ambiciosa que quer ser rica a todo custo não se justificam para além do bordão de “odeio pobreza”.
Muitos temas
Na intenção de atualizar a história de 1988, o remake tem abordado temas atuais, como a adoção por casais homoafetivos através de Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima), que adotaram a pequena Sarita (Luana Victória); o burnout de Renato (João Vicente de Castro) — bon vivant que não aparece trabalhando tanto assim para isso; e até bebês reborn vão entrar na trama com a venda dos bonecos por César (Cauã Reymond), um ex-modelo decadente tentando fazer dinheiro fácil, aparentemente. O problema é que os temas são jogados, apresentando um desenvolvimento raso. Será que precisa de tanto?
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
PF deu de cara com filho de Lula ao cumprir mandado contra ex-nora do presidente
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13
Jogos de hoje, quarta, 12 de novembro: onde assistir futebol ao vivo e horários







