O vexame histórico que coroou o fracasso do BBB 25 na audiência
Final do programa marcou recorde negativo e decretou, mais uma vez, o esgotamento da fórmula do reality show

O BBB 25 chegou ao fim nesta terça-feira, 22, com a dançarina Renata Saldanha sagrando-se a grande campeã da edição. Mas nem mesmo o capítulo final da atração que, em anos anteriores, já foi sinônimo de audiência garantida, conseguiu salvar o programa deste ano do fracasso. Muito pelo contrário: com 17 pontos no ibope, o episódio desta terça-feira bateu o recorde de pior audiência da história para uma final do Big Brother Brasil, ultrapassando o BBB 23 — que até então detinha a coroa vexatória com 19,5 pontos na vitória da médica Amanda Meirelles.
Comparada à edição anterior, que marcou 27 pontos de média na noite em que Davi Brito saiu como campeão da edição, a final do BBB 25 caiu inacreditáveis 10 pontos. O retrospecto recente, no entanto, não é nada positivo, e demonstra o cansaço do reality: a última vez que uma final do programa ultrapassou a casa dos 30 pontos de audiência foi em 2021, quando Juliette se sagrou campeã com 34 pontos no ibope. De lá para cá, todos os desfechos ficaram abaixo disso, com as edições de 25 e 23 abaixo, inclusive, dos 20 pontos.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos por VEJA, o BBB 25 registrou uma média de 16 pontos na Grande São Paulo, sendo o pior resultado de uma edição do reality na história do programa, que está no ar desde 2002. Não ajudou o fato de Mania de Você também ter ido mal no ibope, já que a novela das 9 que antecedeu Vale Tudo também terminou como a pior da faixa histórica, com 21 pontos.
Outro ponto que prejudicou bastante o programa comandado por Tadeu Schmidt foi o elenco fraco, apático e indisposto a gerar conflitos e se engajar na competição. A maioria pareceu mais preocupada com a imagem, visando contratos publicitários no pós-reality do que com o jogo. Boa parte do público não se interessou pelos pequenos conflitos que de vez em quando movimentavam a casa. Sobrou para alguns fãs dedicados a tarefa de votar nos paredões, mas fica claro que o sucesso de repercussão de edições pandêmicas como o BBB 20 e BBB 21 jamais será repetido.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial