O verdadeiro motivo por trás da saída de José Luiz Datena do SBT
Apresentador do 'Tá na Hora' pediu demissão da emissora de Silvio Santos nesta semana

Após quase cinco meses no comando do telejornal Tá na Hora, José Luiz Datena pediu demissão do SBT nesta sexta-feira, 2. Conforme apurou VEJA com a emissora da família Abravanel, o apresentador pediu rescisão contratual após ter sido comunicado de que a direção fará mudanças na programação. A princípio, o SBT apresentaria novas opções de projetos para Datena na próxima semana, mas o âncora optou por outro caminho antes de qualquer nova conversa. “O SBT tem enorme respeito por Datena e deseja a ele sucesso nas próximas jornadas”, informou a empresa. Fontes próximas ao jornalista acreditam que seu próximo destino seja a Rede TV!, após negociações entre as duas partes, e um anúncio oficial é previsto para a próxima segunda-feira, 5. Procurado pela reportagem, Datena não respondeu às tentativas de contato até o momento.
Datena no SBT
O SBT anunciou a contratação de José Luiz Datena em 4 de dezembro do ano passado, e a estreia do apresentador à frente do telejornal vespertino Tá na Hora aconteceu no dia 9 do mesmo mês. Datena substituiu Marcão do Povo na função. O apresentador ficou disponível para o mercado após sair de licença da Band para concorrer à prefeitura de São Paulo pelo PSDB. A campanha, porém, foi frustrada e marcada pela polêmica cadeirada dada pelo apresentador no coach e concorrente Pablo Marçal, do PRTB, durante um debate na TV Cultura. Após as eleições, a Band manteve Datena afastado de seu programa, o Brasil Urgente, por causa do desgaste de sua imagem e, na semana passada, a emissora do Morumbi e o funcionário que tinha 20 anos de casa decidiram não renovar o contrato dele que estava para vencer.
Após deixar a Band, Datena foi abordado pelo SBT com a proposta de apresentar um telejornal na faixa da tarde que pudesse competir com a Record e até com a própria Band, já que os índices do Tá na Hora eram baixíssimos, jogando a emissora de Osasco para o quarto lugar no ibope em várias ocasiões, perdendo para o Cidade Alerta e Brasil Urgente. A estratégia da empresa, agora comandada por Daniela Abravanel Beyruti — junto com suas cinco irmãs e mãe, Iris — era tornar o SBT competitivo na faixa, para brigar pelo segundo lugar na audiência.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial