O que é ‘plano sequência’? Conheça técnica de ‘Adolescência’, da Netflix
Série de quatro episódio intensifica suspense com técnica cinematográfica que dispensa cortes no processo de montagem

A série Adolescência, lançada em 13 de março, se tornou a minissérie de maior sucesso da história da Netflix rapidamente, pegando espectadores de surpresa pelo mundo. Sem um elenco carregado de estrelas comerciais ou uma história já conhecida, o programa chegou ao topo pela excelência do conteúdo, que é distribuído ao longo de quatro episódios filmados em plano-sequência, uma das técnicas mais chamativas do cinema.
O que é um plano-sequência?
Um plano-sequência é estabelecido quando toda a ação de uma sequência, ou seja, uma cena completa, é registrada de uma vez só, sem que cortes amarrem diferentes ângulos de captação. Nos últimos anos, a técnica foi utilizada por toda a extensão do drama de guerra 1917, de Sam Mendes. Em 2015, Alejandro Gonzalez Inñaritu também a utilizou na concepção de Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância, indicado a nove categorias do Oscar e vencedor de quatro.
A ideia de um plano-sequência aproxima o audiovisual do teatro e exige ensaio similar para que tudo corra bem, sem que atores esqueçam suas falas ou que detalhes de continuidade, iluminação e cenografia perturbem a intenção do cineasta. Mais dinâmico, o formato vem a calhar quando produções querem prender o fôlego do espectador e, no caso de Adolescência, intensifica o suspense da trama.
A técnica tem uma longa história e é utilizada para diferentes objetivos. Na comédia O Estúdio, recém-chegada ao catálogo do Apple TV+, por exemplo, ela complementa o humor e a metalinguagem em um episódio dedicado aos bastidores estressantes de um set. No cânone do cinema, ela é encontrada em clássicos como Eu Sou Cuba (1964) e diferentes longas dirigidos por Orson Welles, como Cidadão Kane (1941) e A Marca da Maldade (1958).
Qual a trama de Adolescência?
Na série, um garoto de 13 anos é detido pela polícia após o assassinato de uma colega de sua escola. Sinistra, a série expõe o quão perniciosa é a misoginia difundida na internet, facilmente acessível para garotos em formação.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial