O que a primeira semana do BBB revela sobre o reality sem Boninho
Atração estreou novo diretor, mas formato parece seguir saturado e impõe desafios a Rodrigo Dourado

Há pouco mais de uma semana no ar, o BBB 25 é um marco na história do reality: é o primeiro, desde a estreia em 2002, que não está sob o comando de Boninho, que deixou a Globo no final de dezembro. No seu lugar, ficou Rodrigo Dourado, que assumiu os realities da emissora. Na prática, no entanto, pouca coisa mudou. Isso porque, Dourado está na equipe do BBB desde o início, e era o braço direito de Boninho. A maior parte da equipe do programa também permanece a mesma, e o modelo é consolidado demais para sofrer mudanças radicais.
A fórmula, no entanto, demonstra mais uma vez sinais de cansaço: cercado de expectativas, o Big Brother Brasil estreou sua vigésima quinta temporada com um fracasso histórico: com 17 pontos de média na Grande São Paulo, foi a audiência mais baixa de uma estreia do reality em 25 edições. O ibope, portanto, impõem a Dourado o desafio de inovar o formato daque pra frente — já que, ao menos nessa edição, a atração mudou menos do que deveria, ao que parece.
Há, no entanto, alterações pontuais no desenrolar da atração. A dinâmica das duplas, diga-se de passagem, não é uma delas — ela foi determinada pelo próprio Boninho antes de sua saída. O novo manda chuva do BBB, no entanto, parece ser mais “bonzinho” com os participantes. “Se dourado tiver um décimo do sadismo que Boninho tinha no coração, amanhã os ovos vão estar custando um milhão de estalecas no mercado”, diz uma publicação no X. No mercado, no entanto, o alimento estava super barato, o que permitiu que os participantes comprassem diversas cartelas — para a alegria de Gracyanne Barbosa.
As mordomias também aumentaram para os líderes: ao invés de um quarto, os aclamados passam a semana em um apartamento completo e ainda ganham um imóvel aqui fora, no valor de 260 mil reais. No total, 11 apartamentos serão distribuídos ao longo do programa, o que também gerou piadas e comparações com prêmios de edições anteriores nas redes sociais. As dinâmicas de provas, votação e eliminação, no entanto, permanecem as mesmas, inclusive aquelas não tão amadas pelo público, como a prova bate e volta.
Com a saída de Boninho, no entanto, o programa perdeu um elemento de interação direta com o público. Isso porque, o ex-chefe de realities costumava interagir com os telespectadores nas redes sociais, fazendo revelações e enigmas sobre os acontecimentos da edção e o que viria pela frente. Dourado, nesse sentido, é mais contido, e se mantém, até o momento, nos bastidores da atração.