O novo projeto artístico de Cintia Abravanel que homenageia Silvio Santos
Filha primogênita do apresentador está à frente da "Caravana do Silvinho"

Artista plástica e primogênita de Silvio Santos (1930-2025), Cintia Abravanel iniciou um projeto artístico para homenagear o pai. Com apoio das irmãs e do Grupo Silvio Santos, Cintia promove a exposição de arte ao ar livre Caravana do Silvinho, que contará com 45 esculturas do apresentador pintadas por artistas profissionais e amadores que se inscreverem suas ideias artísticas no edital que fica aberto até 25 de maio no site oficial do projeto. Eduardo Kobra será responsável por uma das obras. Os inscritos serão avaliados por um Comitê de Seleção que escolherá as artes que vão estilizar as esculturas de Silvinho, o mascote do SBT. “Meu pai sempre fez parte da vida dos brasileiros, e essa é uma maneira de mantê-lo próximo do público de uma forma artística e interativa. Uma homenagem nossa, de todas as filhas, para ele e seu extenso público”, explica a filha número 1.
A mostra levará as 45 esculturas para vários cantos do país ainda neste ano. O projeto é viabilizado pelo patrocínio da Tele Sena e Liderança Capitalização e tem apoio da Granero Transportes, que fará o transporte das esculturas, e das marcas Acrilex, Colorgin e Edding Brasil, que fornecerão materiais artísticos.
Após a finalização do prazo de envio dos projetos em 25 de maio, o comitê que fará a seleção escolherá os artistas participantes, que receberão uma escultura em branco de Silvinho de 1,60 de altura, feita em fibra de vidro, além de materiais de pintura, em um local aberto ao público determinado pelo projeto. Todos terão de 26 de junho a 31 de julho para finalização das obras.
“A exposição já terá interação desde sua concepção, com os projetos selecionados ganhando vida em ateliês abertos ao público. Nosso objetivo é ampliar a conexão da arte com o cotidiano das pessoas, dando a oportunidade para entenderem como funciona o processo criativo e de pintura logo no primeiro momento”, conta Carol Breit, sócia da Breit Produções, responsável pela produção da iniciativa ao lado da Abrava Arte Produções.
Depois, ainda, as obras serão expostas em locais estratégicos de São Paulo, e a mostra seguirá pelo Brasil, em shoppings e espaços culturais e de lazer. “As esculturas estarão espalhadas pelas principais cidades brasileiras para que possam ser apreciadas por todos. Escolhemos locais de grande circulação para aproximar a arte do público”, conclui Cintia Abravanel.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial