O novo e impressionante marco de audiência de ‘Adolescência’ na Netflix
Minissérie lançada há quase um mês segue entre as produções mais vistas e escalou ranking histórico da plataforma de streaming

Lançada há quase um mês, no dia 13 de março, a minissérie Adolescência segue repercutindo no mundo e acaba de conquistar mais um marco importante de audiência: com 114 milhões de visualizações até o momento, a trama se tornou essa semana a quarta série em inglês mais popular da história da Netflix, atrás apenas da 1ª temporada de Wandinha (252,1 milhões de visualizações), da 4ª temporada de Stranger Things (140,7 milhões de visualizações) e da minissérie Dahmer: Um Canibal Americano (115,6 milhões).
Protagonizada por Owen Cooper, de 15 anos, a história sobre o assassinato de uma garota que revela os perigos do bullying e dos discursos misóginos das redes sociais entrou para o almejado ranking na semana passada, em nono lugar, e escalou a lista desde então, alcançado a quarta posição até o momento. A produção, no entanto, pode subir ainda mais nas próximas semanas: isso porque, a Netflix leva em conta um período de 91 dias para a montagem do ranking, o que da a Adolescência mais dois meses para tentar alcançar os títulos que compõem o pódio da plataforma.
Qual é a história de Adolescência?
Em uma noite tranquila, a polícia invade a casa da família de Jamie Miller (Owen Cooper) e prende o garoto de 13 anos pelo assassinato de uma colega de classe. Dividida em quatro episódio gravados em plano sequência (quando não há cortes entre as cenas), a produção revela como o crime vira de ponta cabeça a vida da família, alertando, sobretudo, para os perigos do bullying e da cooptação de meninos por grupos com discursos misóginos e violentos na internet.
Em entrevista ao site Tudum, da Netflix, um dos criadores da minissérie, Stephen Graham — que também dá vida a Eddie Miller, o pai do garoto preso — explicou que a ideia do roteiro surgiu de uma série de notícias de adolescentes que esfaquearam garotas na Inglaterra. “Houve um incidente em que um jovem [supostamente] esfaqueou uma menina. Fiquei chocado e pensando: ‘O que está acontecendo? O que está acontecendo na sociedade em que um menino esfaqueia uma menina até a morte?”, contou ele, dizendo que outros casos semelhantes aconteceram em seguida e que ele queria “lançar luz” sobre a situação.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial