O encolhimento dramático do elenco de estrelas da CNN Brasil
Canal de notícias balançou mercado de TV em 2019, mas não manteve maioria dos primeiros profissionais contratados
Grande promessa do mercado televisivo em 2020, a CNN Brasil balançou os quadros de funcionários de emissoras como Globo e Record em 2019 ao “roubar” talentos para compor seu primeiro elenco de apresentadores. Após quase quatro anos, entretanto, o canal brasileiro viu o primeiro time de estrelas encolher drasticamente. Na segunda-feira, 11, a apresentadora Luciana Barreto anunciou sua saída da CNN movida pela vontade de voltar a morar definitivamente no Rio de Janeiro — ela vivia na ponte aérea já que a redação fica em São Paulo desde 2019. Antes dela, Reinaldo Gottino, Monalisa Perrone, Daniela Lima, Evaristo Costa, Cassius Zeilmann e Taís Lopes também haviam deixado a casa. Dos dez primeiros talentos contratados e anunciados pelo canal, apenas três seguem na empresa: William Waack, Mari Palma e Phelipe Siani.
Um dos primeiros nomes a ser anunciado pela CNN Brasil, Evaristo Costa assinou contrato com o canal em junho de 2019, após alguns anos sabáticos fora da Globo. O ex-âncora do Jornal Hoje assumiu um programa semanal que misturava jornalismo e entretenimento. Ele foi demitido em setembro de 2021. Em setembro de 2019, Reinaldo Gottino deixou a Record para ir para a CNN, porém, em maio do ano seguinte já estava de volta à emissora de Edir Macedo, onde passou a ser mais valorizado após seu retorno. Funcionária da Globo por 20 anos, Monalisa Perrone também apostou na ida para o canal de notícias há quatro, quando abandonou a apresentação do telejornal da madrugada Hora 1. A jornalista foi cortada em dezembro do ano passado em meio a uma demissão em massa provocada por corte de custos.
Funcionária de uma afiliada da Globo no Ceará, Taís Lopes permaneceu na CNN Brasil entre novembro de 2019 e dezembro de 2020. Cassius Zeilmann, ex-SBT, foi demitido em junho de 2022. Já Daniela Lima foi de âncora do Roda Viva, da TV Cultura, para o canal, onde ficou até junho deste ano. Após um mês de férias, a jornalista assumiu a apresentação do Em Ponto, da GloboNews.
Em uma foto divulgada pela CNN Brasil antes de sua estreia, os dez jornalistas posaram ao lado de Douglas Tavolaro, então CEO e sócio do canal durante sua implantação no país. Tavolaro deixou o cargo em março de 2021.
Além da “primeira geração”, entre outros nomes que já deixaram a empresa estão: Daniel Adjuto, Rafael Colombo, Kenzô Machida e Gloria Vanique.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial