O duelo peculiar entre Datena e o filho “Dateninha” no ibope
'Tá na Hora com Datena', do SBT, tem competido principalmente com o 'Brasil Urgente', da Band - agora apresentado por Joel Datena

Contratado pelo SBT para ajudar a faixa vespertina da programação a reagir no ibope, José Luiz Datena tem cumprido a missão de tirar a emissora de Silvio Santos do quarto lugar em São Paulo, em uma briga direta com seu próprio filho, Joel Datena. Apresentador do Tá na Hora desde 9 de dezembro, Datena ainda precisa ganhar fôlego para que o SBT ameace o vice-líder Cidade Alerta, da Record. Mas, por enquanto, o ex-candidato à prefeitura de São Paulo tem conseguido levar a melhor sobre o Brasil Urgente, seu antigo telejornal na Band — que agora tem como titular seu herdeiro.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos por VEJA com fontes do mercado, durante as três semanas de confronto direto entre Datena e “Dateninha” — contando as quinze edições do Tá na Hora com Datena e do Brasil Urgente –, o veterano só perdeu uma vez para o rebento, em 17 de dezembro, quando registrou 2,7 pontos de média de audiência, contra 3 do concorrente.
O Tá na Hora é exibido das 16h45 às 19h45, quando entrega para o SBT Brasil. Já o Brasil Urgente vai ao ar das 16h às 19h20, sucedido pelo Jornal da Band. No dia 17 em questão, Datena começou ganhando de 2,9 contra 2,4 pontos, mas o telejornal do filho virou a partir das 17h30 e até 19h20, conquistando uma média de 3,0 pontos contra 2,7 do SBT. A terceira posição na disputa por ibope também foi mantida pelo Jornal da Band, que marcou 3,4 pontos, contra 3,2 da emissora concorrente.
O período contempla de 9 a 20 de dezembro, e a semana passada, de 6 a 10 de janeiro, já que Datena tirou folga nas semanas de Natal e Ano Novo. Nesse recorte de tempo, a média da faixa comandada pelo apresentador — incluindo o Tá na Hora nacional e a edição local exibida para São Paulo — foi de 3,1 pontos, enquanto a Band teve média de 2,7 pontos no confronto direto. Mas os dados recentes contêm um alerta para o veterano: o começo de ano tem sido um pouco mais acirrado, com três empates em 6, 7 e 10 de janeiro.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial