O desabafo do padre Fábio de Melo sobre as redes: ‘armadilha do diabo’
Religioso falou sobre ódio na internet e refletiu sobre o incentivo online à crueldade humana

Criticado nas redes sociais por causar a demissão do gerente de uma cafeteria em Joinville, Santa Catarina, depois de uma reclamação, o padre Fábio de Melo fez um longo desabafo no Instagram sobre a cultura do ódio nas redes, e descreveu o mundo virtual como “a mais assertiva armadilha que o Diabo criou”.
No longo texto publicado no Instagram, o religioso não cita diretamente o caso recente, mas reflete sobre as críticas online e até especulações sobre o seu posicionamento político. “As pessoas querem odiar. A qualquer custo, querem odiar. Por qualquer motivo. Elas precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios”, começou ele, atestando que “quanto maior a insatisfação existencial, maior será a urgência de destruir os outros”.
Falando diretamente sobre a internet, o padre afirmou que a crueldade faz parte da natureza humana, mas que as redes sociais “estimulam a coragem de dizer o que não se diria pessoalmente”, e que a polarização política “está por trás de tudo”. “Os ataques são orquestrados pelos que não ficaram satisfeitos em não nos ter nos palanques de suas predileções. Eu sempre escolhi em não estar em nenhum deles. Por isso, sou atacado pelos dois lados”, continuou ele, dizendo ainda que ninguém viu seu voto, mas “juram que sabem” qual é o seu posicionamento político.
O padre ainda garantiu que a pior arma do ódio é a palavra, e que ele se manifesta nas mais diversas situações. “Ainda que o post seja uma homenagem à minha mãe, lá estão os comentários desqualificando a minha vida, ferindo a minha honra, atentando contra a minha verdade”, desabafou ele, dizendo que os ataques são desproporcionais e que as pessoas “não querem a verdade, só querem a versão que melhor se adapta à necessidade de odiar”.
Ao final do desabafo, Fábio de Melo se questionou como as pessoas tem sobrevivido às “novas versões de guerra”, e confessou estar “a um passo de desistir”. “Proteja se. Em proporções diferentes, é claro, mas você está sob a mira da mais assertiva armadilha que o Diabo criou: o mundo virtual”, atestou ele, finalizando a publicação.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial