Morre Sue Johanson, educadora sexual idosa que era soltinha na TV
Canadense quebrou tabus em rádios e emissoras com jeito desinibido para falar de sexualidade

A educadora sexual canadense Sue Johanson morreu aos 93 anos em uma casa de repouso em Thornhill, Ontário, cercada de sua família, segundo a emissora Canadian Broadcasting Corp. News. Sue era conhecida por falar de um jeito solto e franco sobre sexualidade em programas de rádio e TV nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, teve um programa, Falando de Sexo, exibido no GNT.
Sue Johanson era uma enfermeira até abrir uma clínica de controle de natalidade em uma escola secundária de Toronto e começar a viajar por Ontário para oferecer educação sexual na década de 1970. Em 1980, ganhou um programa de rádio no Canadá em que atendia ligações de ouvintes que queriam tirar dúvidas sexuais. “Sabe por que eles me procuram? Por que estão desesperados”, explicou ela em uma entrevista à época. Pouco tempo depois, ela estreou um programa de televisão chamado Sunday Night Sex Show (1996-2005). A atração fez tanto sucesso que ganhou um spin-off nos Estados Unidos, o Talk Sex, em 2002.
Com sua aparência de vovózinha e carisma impagável, Sue conquistou cada vez mais o público, principalmente ao falar sobre brinquedos sexuais — alguns fabricados por ela própria. Em todos os seus programas, a apresentadora falava abertamente sobre orientação médica, aconselhamento sobre técnicas para se alcançar o prazer e dava aulas de educação sexual.
Sue Johanson também lançou três livros sobre o tema e chegou a ganhar a Ordem do Canadá em 2000, sendo descrita como “uma forte e bem-sucedida defensora da educação sexual”.