Morre Lucia Alves, atriz de novelas da Globo, aos 76 anos
Artista estava internada em estado grave na Casa de Saúde São José, no Rio

Morreu a atriz Lucia Alves, estrela de novelas da Globo como O Cravo e a Rosa (2000) e Tropicaliente (1994), aos 76 anos, nesta quinta-feira, 24, no Rio de Janeiro. A artista estava internada em estado grave há dez dias na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e tratava um câncer no pâncreas desde 2022. Lucia se encontrava intubada e sedada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas não resistiu.
Lucia passou mal em casa, com falta de ar no domingo, 13 de abril, quando foi encaminhada primeiramente para o Centro de Emergência Regional (CER) do Leblon, depois foi transferida para um hospital privado. A atriz retomaria sessões de quimioterapia no dia 15 de abril, mas o tratamento precisou ser interrompido por causa da intervenção hospitalar.
Lúcia Alves da Silva nasceu em 4 de outubro de 1948 e fez sua estreia como atriz no filme Um Ramo para Luísa (1965), mas sua carreira nas novelas começou com Enquanto Houver Estrelas (1969), escrita e dirigida por Mário Brasini, na hoje extinta Rede Tupi. Naquele mesmo ela, a atriz fez sua estreia na Globo com a novela Verão Vermelho (1969), de Dias Gomes.
Entre dezenas de papéis memoráveis, uma personagem que marcou sua carreira foi a índia Portira de Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair. Em 1970, deu vida à protagonista que dá o nome ao título da novela Helena, de Gilberto Braga, e depois fez dezenas de folhetins, sempre agraciando o público com sua versatilidade, como nas obras Senhora (1975), Plumas e Paetês (1980), Ti-Ti-Ti (1985), Anos Dourados (1986), Kananga do Japão (1989), Barriga de Aluguel (1990), Tropicaliente (1994)
Mulher (1998-1999), além de participar de séries como Carga Pesada, A Diarista, Toma Lá, Dá Cá, A Grande Família e Sob Nova Direção. Seu último trabalho na Globo foi uma participação rápida na novela Joia Rara (2016).
A morte da atriz foi confirmada por parentes em entrevista para a Globo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial