Globo oficializa produção de novelas verticais: saiba o que é o microdrama
Projetos estão em andamento com Jade Picon e até o cantor sertanejo Gustavo Mioto

A Globo anunciou nesta terça-feira, 30, a entrada no mercado de microdramas, narrativas audiovisuais curtas e em formato vertical, voltadas para consumo em celulares — popularmente chamadas de “novelas verticais”. O movimento integra a estratégia de inovação da emissora, que busca ampliar sua dramaturgia para múltiplas telas, unindo TV aberta, streaming e redes sociais, em um sinal claro de tentativa de renovação em meio à crise de audiência com a perda de público que aumenta ano a ano. As primeiras estreias estão previstas para este ano, tanto na programação da Globo quanto no catálogo do Globoplay.
A proposta segue uma tendência internacional, em que histórias rápidas e seriadas conquistam espaço no digital. A emissora pretende unir sua tradição na teledramaturgia com a agilidade de formatos curtos, apostando em narrativas transmídia e na conexão direta com diferentes perfis de audiência. Na TV aberta, os microdramas serão exibidos nas redes sociais da Globo, enquanto o Globoplay oferecerá títulos exclusivos para assinantes, com degustação gratuita de alguns episódios.
O primeiro projeto da TV Globo será Tudo Por uma Segunda Chance, produzido pelos Estúdios Globo, com roteiro de Rodrigo Lassance e direção de Adriano Melo. Feito para as redes sociais e com 50 episódios de até três minutos cada, o microdrama acompanhará a disputa amorosa em torno de Lucas Trajano (Daniel Rangel), herdeiro milionário prestes a se casar com sua namorada de infância, a doce designer Paula Magalhães (Debora Ozório), mas que é alvo da paixão secreta e calculista de sua amiga de infância, Soraia (Jade Picon), que também está de olho em sua herança. A obra terá integração direta com a novela Dona de Mim, novela das 7 da Globo, cujos personagens acompanharão a trama em paralelo.
Com a previsão de ser lançada em dezembro no Globoplay, Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário terá o cantor sertanejo Gustavo Mioto como protagonista, ao lado da atriz Maya Aniceto. Na história, Cindy, cantora e mãe solo, se envolve com Diego, milionário que se faz passar por artista pobre. Também com 50 episódios curtos, o título terá os primeiros capítulos liberados gratuitamente na plataforma de streaming da Globo e no YouTube, com o restante disponível apenas para assinantes, em consumo mobile.
Os microdramas serão oficialmente apresentados no Upfront Globo, no próximo dia 13 de outubro, com novos formatos de inserção publicitária e integração a redes sociais. A estratégia mira não apenas o público jovem que vive grudado no celular, mas também anunciantes interessados em narrativas digitais de alto engajamento.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial