Ex-MasterChef é condenado a 12 anos de prisão por estupro de adolescente
Jason de Souza Junior foi acusado de abuso sexual por uma menina de 12 anos em Florianópolis em janeiro deste ano

Jason de Souza Junior, chef de cozinha e ex-participante do reality MasterChef, da Band, acusado de estuprar uma adolescente de 12 anos em Florianópolis (SC) em janeiro deste ano, foi condenado a 12 anos de prisão nesta quarta-feira, 1º de outubro, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O cozinheiro alega inocência. VEJA confirmou a decisão da justiça com o advogado dele, Marcos Paulo Poeta dos Santos.
“Respeitamos a decisão judicial que condenou Jason de Souza Júnior a 12 anos de prisão, mas entendemos que ela não refletiu corretamente as provas dos autos. Jason nega o crime e confia na Justiça. Recorreremos da sentença com a convicção de que a verdade prevalecerá. Por se tratar de um processo em segredo de justiça, não entraremos em detalhes. No entanto, este é mais um caso em que um cidadão é levado à prisão com base exclusivamente no “valor do depoimento da vítima”, mesmo quando ele contraria diversos outros elementos de prova.”, disse o defensor de Jason em nota.
De acordo com a vítima, o crime aconteceu próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde de 31 de dezembro de 2024. Jason está detido no Presídio Masculino da Capital, onde permanece desde 1º de janeiro deste ano.
“A presente nota é feita após detida análise da sentença. A vítima afirmou que não houve uso de preservativo, mas a decisão sustenta que a ausência de material genético do réu pode ser explicada justamente pelo uso de camisinha — o que é uma contradição direta com o próprio depoimento dela. O réu colaborou com as investigações, forneceu material genético, e nada foi encontrado que o ligue ao fato narrado. Diante da ausência de provas e das inconsistências da decisão, a defesa reitera sua confiança na Justiça e informa que irá recorrer da Sentença”, declarou o advogado Marcos Paulo em segunda nota.
O que aconteceu com ex-MasterChef Jason de Sousa Junior
O cozinheiro Jason de Souza Junior, que participou em 2022 da nona temporada do MasterChef Brasil, da Band, foi preso em Palhoça, município de Santa Catarina, suspeito de ter estuprado uma menina de 12 anos. De acordo com informações divulgadas à época, o chef teria abordado a vítima na frente de sua casa em Palhoça e a ameaçado com uma arma para levá-la até a região da Universidade Federal de Santa Catarina. Após o crime, ele teria abandonado a menina, que foi à polícia prestar queixa, dando uma descrição do suspeito e de seu veículo. De acordo com a polícia, um laudo pericial confirmou a violência sexual.
A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu Jason de Souza Junior na quarta-feira, 1º de janeiro, e a vítima o identificou com base em sua barba, uma cicatriz na barriga e o carro dele. VEJA procurou a defesa do suspeito, e o advogado Marcos Paulo Poeta dos Santos declarara na ocasião que: “Por ora, destacamos sua credibilidade [de Jason], ressaltando que os fatos ainda são muito recentes”.
No MasterChef, Jason de Souza Junior chegou ao top 5 da temporada, mas foi eliminado após errar a receita de um bolo charlote. Durante a competição, ele fora elogiado pelos jurados.