‘Dona de Mim’: qual é a história e o que esperar da nova novela das 7?
Folhetim de Rosane Svartman chega à tela da Globo hoje, com trama que aposta na superação de traumas e no amor maternal

Nesta segunda-feira, 28, chega às telas da Globo o folhetim Dona de Mim, que vai substituir Volta Por Cima na faixa das 7 da emissora. Criada por Rosane Svartman, a novela promete apostar no determinação como trunfo para cativar o público. “A essência está um pouco no título. É essa vontade de querer tomar as rédeas e ter controle sobre a própria vida”, explicou a autora a VEJA.
Segundo Svartman, boa parte dessa ideia se relaciona com a história de Leona, protagonista vivida por Clara Moneke. “Ela tem um trauma muito grande, uma perda gestacional já bem avançada. Essa perda faz com que ela destrua muita coisa em volta dela. Ela larga o casamento, ela larga a faculdade de marketing, e cai em um buraco”, detalha a dramaturga, atestando que a grande trajetória da protagonista é, justamente, o processo de sair deste buraco.
Entre Leona e os demais personagens, um dos temas que permeiam a trama é o da maternidade, abordado de maneira ampla. “É um olhar de forma prismática, a maternidade biológica e não biológica, e esse amor maternal que todo mundo em algum momento viveu ou não, e o fato dele também ser falho”, explica ela, dizendo que um dos pontos centrais da trama é a empatia e a tentativa de “entender o que a gente tem em comum como nação”.
Qual é a história de Dona de Mim?
Assinada por Rosane Svartman, a trama é protagonizada por Clara Moneke, que vive a jovem Leona. Sete anos antes do ponto de partida do folhetim, a moradora do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, estava prestes a se casar quando perdeu um gestação de seis meses. Desde então, a garota tenta tocar a vida e lidar com a dor da perda enquanto garante o sustento da casa em que mora com a avó e a irmã.
Em meio ao aperto financeiro, Leona vai trabalhar como babá na mansão da família Boaz, donos de uma cultuada marca de lingerie que ela costumava revender. Com o emprego, ela se aproxima da pequena Sofia (Elis Cabral), de oito anos, que compartilha o nome com o bebê que Leona perdeu — e de quem ela passa a tomar conta e estabelece uma relação quase maternal. Além de Moneke, a novela tem nomes como Tony Ramos, Suely Franco, Marcello Novaes, Marcos Pasquim, Rafa Vitti, Giovanna Lancellotti no elenco.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial