Como Pedro Pascal virou aliado da causa trans – e inimigo de J.K. Rowling
Astro de 'The Last of Us' é vocal em seu apoio à comunidade e bateu de frente com a autora de Harry Potter

Depois de comemorar a decisão do Reino Unido de definir o conceito de mulher com base exclusivamente no sexo biológico — excluindo mulheres transgêneros — J.K. Rowling ganhou um oponente que não se cala diante da transfobia. Em um comentário nas redes sociais que repercutia a atitude da autora de Harry Potter, Pedro Pascal, estrela de The Last of Us, chamou a escritora de “perdedora abominável”, e disse que suas falas são “horríveis e nojentas”.
Essa não é a primeira vez que Pascal se coloca como um aliado da causa. Mais do que a empatia com a comunidade trans como um todo, Pascal levanta a bandeira contra o preconceito por acompanhar de perto os males que ele pode causar. Isso porque, o ator é irmão da também atriz Lux Pascal, uma mulher trans que o acompanha com frequência em tapetes vermelhos.

Além de posar orgulhoso ao lado da irmã, Pascal também é vocal em sua defesa da comunidade trans. Em fevereiro, o ator compartilhou no Instagram a frase: “Um mundo sem pessoas trans nunca existiu e nunca existirá”, dividindo seus seguidores. Depois que alguns ameaçaram deixar de segui-lo, ele reiterou sua posição, escrevendo: “Não consigo pensar em nada mais vil, pequeno e patético do que aterrorizar a menor e mais vulnerável comunidade de pessoas que não querem nada de você, exceto o direito de existir”.
Esta semana, durante a estreia do Thunderbolts*, novo filme da Marvel, em Londres, o intérprete de Joel voltou a se colocar como um aliado público contra a transfobia ao usar uma camiseta com os dizeres “Protect the Dolls” — protejam as bonecas, em português. A frase e a vestimenta fazem parte de uma campanha em apoio a mulheres trans criada pelo designer americano Conner Ives. Agora, o ator bate de frente com J.K Rowling, que se declara como “feminista radical” e, nos últimos anos, se envolveu em uma série de polêmicas transfóbicas ao apoiar publicamente a retirada de direitos de mulheres trans.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial