Ator reage a críticas por participação na nova série de Harry Potter
John Lithgow, intérprete de Dumbledore, foi questionado por aceitar papel em projeto da HBO em meio à cruzada de J.K. Rowling contra pessoas trans

Do alto de sua gloriosa carreira no teatro, cinema e televisão, o veterano ator americano John Lithgow, de 79 anos, teria tudo para viver um final de trajetória ameno em meio a seus louros — o último dos quais, aliás, foi sua recente e e marcante atuação no filme Conclave. Mas ocorre que não será tão suave assim: ele acaba de cutucar um vespeiro daqueles, aparentemente sem ter noção de onde estava se metendo. Anunciado tempos atrás como intérprete do cultuado Albus Dumbledore na nova série do universo Harry Potter que está em produção na HBO, Lithgow foi saudado com entusiasmo por parte dos fãs — mas, previsivelmente, viu seu nome ser envolvido de imediato na polêmica que estende sua nuvem tóxica sobre tudo que estiver ligado ao nome da autora da série, a inglesa J.K. Rowling.
“Por que isso é um fator?”
Como se sabe, a escritora causou controvérsia ao fazer comentários preconceituosos sobre as pessoas trans em 2020 — e, de lá para cá, firmou-se como talvez a mais famosa e vocal opositora dos direitos dessas pessoas. Por tabela, o sucesso Harry Potter entrou na mira de seus críticos — e o fato de ela estar diretamente envolvida na nova série, como já revelou a HBO, pôs a nova e ambiciosa aposta do streaming na berlinda. Lithgow não escapou da artilharia. Em entrevista no final de semana para o jornal britânico The Times, ele confessou que “absolutamente” não esperava a saraivada de críticas que vem sofrendo por aceitar o papel. E não se mostra conformado com o fato de muita gente transferir o peso das declarações odiosas de Rowling à sua popular saga juvenil. “Por que isso é um fator?”, questiona.
“Oh, céus, não”
Curiosamente, Lithgow revelou ao jornal inglês que só ficou em dúvida se aceitaria o papel por outro motivo: como o compromisso profissional tem em vista um horizonte longo de oito temporadas, ele se perguntou sobre a própria mortalidade, devido ao fato de que em breve se tornará octogenário. “Claro, foi uma grande decisão porque provavelmente será o último papel importante que desempenharei”, disse. Vencido esse dilema, agora ele se vê obrigado a enfrentar as polêmicas de Rowling. Segundo o ator, um amigo que é pai de uma criança trans lhe enviou uma carta dramática tão logo seu nome foi confirmado na série. Lithgow garante que isso não o fará desistir de viver Dumbledore na tela. “Oh, céus, não”, afirma.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial