Após internação, Preta Gil surge em clique raro com Gilberto Gil
Cantora recebeu alta recentemente e vai em breve para os Estados Unidos para nova fase de tratamento de câncer

Após receber alta do Hospital Sírio Libanês, Preta Gil publicou uma série de fotos nas redes sociais para avisar aos fãs que está se recuperando em casa antes de ir para os Estados Unidos, onde iniciará uma nova fase de seu tratamento contra o câncer. “Já estou em casa e sempre cercada pelos meus amores!”, escreveu a cantora, que aparece nas imagens ao lado do pai, Gilberto Gil, parentes e amigos. Esta foi a segunda internação da cantora em menos de um mês. Em abril, Preta tinha sido internada entre os dias 6 e 16, também no Sírio-Libanês, após ter sido transferida do Rio de Janeiro para São Paulo em uma UTI aérea.
Dueto com Gilberto Gil
No dia 26 de abril, Gilberto Gil teve um emocionante encontro com Preta no palco do Allianz Parque, em São Paulo, quando o cantor fez mais uma apresentação da última turnê de sua carreira, Tempo Rei, que encerrou sua passagem pela capital paulista. Os dois cantaram Drão, composição de Gilberto feita em homenagem à Sandra Gadelha, mãe da cantora, após se separar dela.
Preta entrou com a ajuda de uma das irmãs, Nara Gil, que também é backing vocal do pai. Gilberto e Preta se emocionaram bastante no palco, e o músico precisou secar as lágrimas após a saída dela. Atualmente, Preta trata um câncer de intestino que evoluiu para uma metástase no peritônio, e se prepara para uma viagem ao exterior para uma nova fase do tratamento.
A saúde de Preta Gil
Diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023, Preta Gil anunciou em dezembro do mesmo ano que chegara ao fim do tratamento. Seguindo o procedimento padrão para pacientes oncológicos, ela continuaria o acompanhamento da doença pelos próximos cinco anos, período no qual tumores podem reaparecer no corpo do paciente. Em agosto de 2024, Preta relatou que a doença tinha voltado em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
“Fui fazer meus exames de rotina quando todos nós — eu, os médicos, família e amigos — fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, contou. Em dezembro, passou pela mais recente cirurgia — a eliminação dos tumores exigiu a retirada de parte do aparelho digestivo, do sistema linfático, a reconstrução do ureter e de um pedaço da bexiga e o uso definitivo de uma bolsa de colostomia.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial