Agatha Christie é ressuscitada por inteligência artificial para dar aulas
Uma das maiores autoras de romance policial foi gerada por ferramenta para ministrar curso de escrita

Uma das maiores autoras de romances policiais da história, Agatha Christie (1890-1976) morreu aos 85 anos há quase cinco décadas, mas agora foi ressuscitada com uso de inteligência artificial para dar aulas de escrita. A iniciativa é um curso online da BBC Maestro, que oferece videoaulas com a autora inglesa, que foi recriada com base em imagens licenciadas, gravações de áudio restauradas e autorização do espólio da escritora.
As aulas reconstroem a voz de Agatha para compartilhar dicas de estrutura de história e reviravoltas no enredo para ensinar a arte do suspense. Os conselhos da autora são baseados em suas escritas, em entrevistas dela, além de utilizar arquivos de estudiosos de sua obra e que participam do projeto: Dr. Mark Aldridge, Michelle Kazmer, Gray Robert Brown e Jamie Bernthal-Hooker. “Reunimos meticulosamente as palavras da própria Agatha Christie, extraídas de suas cartas, entrevistas e escritos. Ver seus insights ganharem vida foi uma experiência profundamente comovente.”, descreveu Aldridge para o The Guardian.
A atriz Vivien Keene foi escolhida para ajudar a dar vida à versão IA de Agatha, e profissionais especializados em efeitos visuais também trabalharam no projeto para “criar uma representação fiel da voz e imagem da autora”, segundo a BBC Studios. “Este papel foi diferente de qualquer outro em meus 44 anos de atuação. O processo exigiu que eu estudasse atentamente os poucos clipes existentes de Agatha, capturando seus maneirismos e expressões sutis”, declarou Vivien.
A família da autora que cuida de seu espólio apoiou a inciativa. James Prichard, bisneto de Agatha Christie e CEO da empresa Agatha Christie Limited, disse que a equipe de acadêmicos e pesquisadores “extraiu de vários de seus escritos uma extraordinária gama de suas visões e opiniões sobre como escrever, já que, através do curso, será possível aprender a criar um mistério magistral, nas próprias palavras de Agatha”.
Ao Telegraph, Prichard não escondeu que tem ressalvas sobre o uso da imagem da bisavó. “Eu estaria mentindo se dissesse que não há preocupações. Mas acredito e espero que isso esteja usando a IA de uma forma útil e ética. O modelo de IA de Agatha não funciona sem a atuação de Vivien Keene. Isso não foi escrito por IA. É uma acadêmica de ponta desenterrando tudo o que ela disse sobre escrita”, disse.
As aulas são disponibilizadas na plataforma de streaming educacional por assinatura BBC Maestro.
Autora de mais de 60 romances policiais, Agatha Christie é a considerada a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular e é a responsável por obras famosas como Assassinato no Expresso do Oriente (1934), Morte no Nilo (1937) e Cai o Pano (1975) — muitos de seus livros foram adaptados para filmes e séries.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial