A tática peculiar de atriz de ‘Wandinha’ para lidar com o TOC
Transtorno obsessivo leva atriz a descarregar ansiedade em ações repetitivas

Jenna Ortega, que vive Wandinha na aclamada série da Netflix de mesmo nome, revelou no programa Heart Evenings com Dev Griffin que tem uma rotina noturna bastante agitada. “ Sinto a necessidade de ir para a cama por volta das 20h, 20h30. Mas não vou, porque é o único momento em que consigo fazer as coisas. Então, geralmente fico acordada até tarde lendo roteiros e respondendo e-mails, fazendo coisas desse tipo.”
No meio da conversa, Ortega trouxe à tona detalhes sobre como lida com a condição do TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), que se manifesta mais nessa hora do dia. “Quando estou cansada, tenho um TOC bastante intenso. Então essa é meio que a minha rotina, em termos de pensamentos repetitivos, contar tudo várias vezes e ter que realizar a mesma ação repetidamente”.
Foi nesse momento que a atriz compartilhou sua tática peculiar: “Às vezes, minhas noites consistem em estar muito exausta e subir e descer as escadas seis vezes, porque acho que preciso fazer isso para garantir que ninguém invada minha casa.” No TOC, é comum que a pessoa sinta que deve realizar algum movimento ou ação repetitiva para melhorar a sensação de ansiedade.
Jenna Ortega é uma atrizes mais promissoras do horror contemporâneo. Além de Wandinha, ela acumula em seu portfólio trabalhos como Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024), Pânico 5 (2022) e Pânico 6 (2023) e o recente Morte de Um Unicórnio, do qual é atriz e produtora executiva.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial