A mudança significativa em ‘Vale Tudo’ que indica ‘modernização’ do remake
Cena de 1988 sofreu uma alteração simbólica para tornar-se mais palatável aos dias atuais, e foi bem recebida pelo público nas redes sociais

O primeiro capítulo do remake de Vale Tudo estreou nesta segunda-feira, 31, na Globo, muito calcado na versão original. Embora atualizações pequenas tenham sido feitas, como a vontade de Maria de Fátima de virar influencer, a trama seguiu de perto o texto de 1988, mas uma cena trouxe uma mudança simbólica para a estreia: na novela original, Raquel, então vivida por Regina Duarte, leva um tapa na cara do marido e não reage. Já na nova versão, escrita por Manuela Dias, a mocinha não apanha calada, e revida o tapa.
Além da bofetada em si, outras mudanças foram feitas no diálogo para torná-lo mais palatável aos dias atuais, indicando que a autora deve inserir uma visão modernizada ao remake. Na conversa original, Rubinho diz a Raquel que é o homem da casa. “Homem? Só se for na rua pras suas vagabundas. Por que aqui nessa casa tem homem? Aqui nessa cama quem pode dizer que é homem?”, rebate ela antes de ser agredida. Já no capítulo de ontem, o marido de Raquel também exige respeito “por ser o homem da casa”, mas recebe outra resposta da mocinha de Taís Araújo. “E qual o problema? Eu sou a mulher dessa casa e eu faço tudo aqui dentro”, atesta ela antes de levar um tapa e revidar, garantindo que nunca apanhou na vida, e que “não vai ser agora que isso vai acontecer”.
Nas redes sociais, o público, em geral, recebeu a mudança de maneira positiva. “Eu achei que cortariam a cena do Rubinho dando um tapa na cara da Raquel mas fizeram MELHOR e a Raquel REVIDOU o tapa”, escreveu um usuário. “Amei que dessa vez a Raquel revidou o tapa que recebeu do Rubinho. não dá mais pra mulher levar calada”, atestou outra conta. “Raquel levou, mas não deixou barato! Em 1988 eles até normalizavam uma mulher apanhar e se calar, mas hoje seria estranho se ela não tivesse revidado”, analisou outro perfil.
Confira a comparação entre as cenas:
O primeiro fato do 1° capítulo a ser destacado no remake de #ValeTudo é o tapa de Raquel (Taís Araújo) em Rubinho (Júlio Andrade). Na versão de 1988, ela não revidou o ato do marido. #tvglobo pic.twitter.com/ej8xd5jsnp
— J. (@jneto06) April 1, 2025
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial