A ironia entre as datas da estreia e do fim da série ‘The Handmaid’s Tale’
Produção inspirada no livro de Margaret Atwood vai encerrar sua trajetória com a sexta temporada

A aguardada sexta e última temporada de The Handmaid’s Tale, enfim, ganhou uma data de estreia: três novos episódios serão lançados pela plataforma Hulu, nos Estados Unidos, no dia 8 de abril – com capítulos semanais que serão lançados até seu encerramento, em 27 de maio. No teaser divulgado pelo canal, June, personagem de Elisabeth Moss, entoa um monólogo dizendo: “Eles acreditavam que, ao colocar essa roupa sobre nossos corpos, diriam ao mundo quem nós somos. Para nos marcar, nos vestiram de vermelho, a cor do sangue. Mas esqueceram que essa é também a cor da raiva. A roupa virou nosso uniforme. E nós nos tornamos um exército”. A fala é ilustrada por cenas da nova fase, focando especialmente nas aias.
A data de encerramento da série inspirada no livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood, carrega uma ironia: quando foi lançada, em 2017, a produção coincidiu com o primeiro mandato de Donald Trump – e logo o uniforme das aias se proliferou em protestos feministas contra o presidente. Agora, ela se encerra novamente com Trump no poder – provando que continua indiscutivelmente atual.
Sobre o que é The Handmaid’s Tale?
A trama retrata um mundo distópico no qual um golpe derruba o governo dos Estados Unidos e transforma o país em uma ditadura cristã batizada de Gilead. Contra a baixa natalidade, mulheres são transformadas em escravas e devem ter relações sexuais com comandantes, parte da elite do governo, para prover filhos a ele e suas esposas. June é uma dessas mulheres, que ainda perdeu a filha, sequestrada pelo governo durante o golpe, e tenta reavê-la. No processo, June se rebela e cria laços, almejando derrubar Gilead e se vingar dos que lhe causaram tanta dor.
Por que The Handmaid’s Tale virou símbolo anti-Trump?

Muitas das bandeiras do presidente republicano vão de encontro ao direito das mulheres e da comunidade LGBTQIA+, e o mesmo acontece na série. Outro fator que pesa na comparação do governo de Gilead com Trump é a postura religiosa do presidente, que se afirma como cristão, mas apresenta atitudes que desafiam os preceitos bíblicos de generosidade e dos bons modos — como fazem muitos homens da série.
Onde assistir The Handmaid’s Tale no Brasil
As cinco primeiras temporadas da série estão disponíveis no Disney+, no Prime Video e no Paramount+. A estreia da sexta temporada no Brasil será no dia 9 de abril, no Paramount+.