Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

A dura missão da série ‘Duna: A Profecia’, nova aposta da HBO

Trata-se do mais novo representante da tendência atual de expandir o universo de grandes sucessos do cinema em superproduções para a televisão

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 nov 2024, 08h00

No universo da série Duna: a Profecia, que estreia às 23 horas do domingo 17 na HBO e na plataforma Max, o mundo ainda se recupera de uma tenebrosa guerra contra as máquinas pensantes, as quais, comandadas por inteligência artificial, quase levaram ao fim da espécie humana. A sociedade voltou então ao patamar pré-tecnológico — um terreno fértil para a irmandade de mulheres chamadas Bene Gesserit, donas de habilidades sobrenaturais, entre elas a de acessar memórias de antepassados.

Tal dom é bem conhecido dos que leram os livros do americano Frank Herbert (1920-1986), autor da saga Duna, ou viram as adaptações cinematográficas da obra. A série, no caso, é ligada especificamente aos filmes Duna (2021) e Duna 2 (2024), de Denis Villeneuve, e se passa 10 000 anos antes dos eventos protagonizados pelo ator Timothée Chalamet na pele de Paul Atreides. “O plano é trazer para a TV a mesma experiência imersiva dos filmes. Assim, uma história épica vai ter uma narrativa mais intimista”, disse em entrevista a VEJA o produtor-­executivo Jordan Goldberg, que tem no currículo títulos como Westworld (2016-2022) e Interestelar (2014).

REVERENDA - Emily Watson: atriz dá vida à chefona Valya Harkonnen
REVERENDA - Emily Watson: atriz dá vida à chefona Valya Harkonnen (./HBO)

A aterrissagem de Duna na televisão segue uma tendência que se proliferou, na qual grandes produções do cinema expandiram suas histórias em séries. Marvel e Star Wars fazem isso por meio da Disney. Agora, a HBO reforça a briga: neste ano, o canal lançou também a minissérie Pinguim, sobre o vilão do Batman, e, em breve, vai adequar as aventuras de Harry Potter e sua turma ao formato. A onipresença dessas produções em vários meios as fortalece — e aumenta o lucro.

Continua após a publicidade

Com produção caprichada, Duna: a Profecia segue a irmandade liderada pela reverenda madre superiora Valya Harkonnen (a ótima Emily Watson). O roteiro se debruça sobre a ascensão dela e sua influência na corte do imperador Javicco Corrino (Mark Strong) e sua esposa, a imperatriz Natalya (Jodhi May). A irmã de Valya, Tula (Olivia Williams), culpa os Atreides pela derrocada de sua família outrora poderosa — rivalidade que dura até os eventos dos filmes. Enquanto isso, experimentos genéticos se misturam ao ambiente religioso no intuito de criar um ser acima dos demais, capaz de conectar tempo e espaço. Para os muitos fãs da história, a viagem está garantida com esse roteiro de outro mundo.

Publicado em VEJA de 15 de novembro de 2024, edição nº 2919

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.