Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

A audiência expressiva que o streaming “rouba” da televisão

Plataformas digitais têm avançado no gosto do público em comparação com a TV, aponta pesquisa

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jan 2025, 11h15 - Publicado em 27 jan 2025, 09h45

A Kantar Ibope Media revelou, recentemente, um relatório com números de audiência da televisão linear e do streaming. Os dados dão uma ideia da porcentagem de público que “migrou” da TV aberta e por assinatura para as plataformas digitais. Segundo os dados, os streamings concentram, hoje, 20,1% da audiência domiciliar, contra 79,9% da televisão linear.

Os dados foram coletados em 15 regiões metropolitanas brasileiras, e agregam o consumo feito por meio de aparelhos de televisão, excluindo smartphones, tablets e laptops. Se considerados outros dispositivos, a audiência das plataformas digitais sobre para 31,6%, incluindo também redes sociais como o TikTok. Embora a televisão ainda lidere com folga, o streaming vêm avançado a passos largos nos últimos anos. Tradicional na internet, o YouTube lidera o ranking com uma fatia de 12,6%. Entre as plataformas tradicionais, a Netflix sai na frente com 4,6%, seguida de Globoplay (1,1%), Prime Video (0,9%) e Max, Disney+ e Outros (0,3% cada). 

Já na televisão linear, os canais abertos concentram a maioria esmagadora da audiência, com 71% contra 8,9% que fica com as emissoras por assinatura. Unindo a audiência dos streaming, portanto, eles superam a televisão fechada, que vem caindo cada vez mais em desuso com as possibilidades de conteúdos oferecidas pelas plataformas digitais — incluindo, por exemplo, a transmissão de esportes ao vivo, que avançam no YouTube, Disney+, Prime Video, Max e, recentemente, até mesmo na Netflix.

Nos Estados Unidos, a disputa é mais equilibrada. Segundo um relatório da Nielsen, em dezembro de 2024, as plataformas digitais concentravam 43% da audiência do país, contra 46,2% da união de televisão aberta e fechada — com a TV por assinatura, inclusive, levemente à frente.

.
Audiência da televisão e do streaming em dezembro de 2024 (Kantar Ibope Media/Reprodução)
Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.