Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Tempo, tempo

“Relógio mole no momento da primeira explosão” (1954), de Salvador Dalí Em pouco tempo, encontro no Houaiss dúzias de locuções em que entra a palavra “tempo”. Tempo absoluto, astronômico, civil, compartilhado, composto, da salga, das efemérides, das vacas gordas, das vacas magras, de aberração, de acesso, de casa, de coagulação… Está com tempo? Espero que […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 08h36 - Publicado em 17 jun 2012, 16h09

“Relógio mole no momento da primeira explosão” (1954), de Salvador Dalí

Em pouco tempo, encontro no Houaiss dúzias de locuções em que entra a palavra “tempo”. Tempo absoluto, astronômico, civil, compartilhado, composto, da salga, das efemérides, das vacas gordas, das vacas magras, de aberração, de acesso, de casa, de coagulação…

Está com tempo? Espero que sim, porque não acabou. Lá vêm o tempo de D. João Charuto, de entrada, de Friedmann, de geração, de Hubble, de luz, de projeção, de relaxação, de residência, de resolução, de resposta, de sangramento, de serviço, de vida, de voo, do Onça, do rei velho, do ronca, dos afonsinhos, em que se amarrava cachorro com linguiça…

O tempo parece permear tudo, tudo pautar e medir, a ponto de se confundir com o próprio espaço, o que explica o fato de que ainda pode ser chamado de geológico, hábil, integral, local, médio, morto, próprio, real, relativo, tempos apagados, fabulosos, tempo sideral, tempo simples, tempo solar médio, tempo solar verdadeiro, tempo universal, tempo útil…

Continua após a publicidade

E a lista poderia continuar, mas ler tudo aquilo – experimente só – toma muito tempo, o que torna a tarefa ao mesmo tempo uma forma de matar o tempo e uma perda de tempo.

Nesse meio tempo, porém, como ocorre de tempos em tempos e já não era sem tempo, o tempo fecha. A locução “dar um tempo” dá a deixa.

Eu apenas obedeço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.