Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Santa comédia, Batman!

O vídeo do “Batman do Leblon” – veja aqui – virou um sucesso viral na internet esta semana com total justiça: em pouco mais de oito minutos, encena uma comédia urbana afiada e nonsense, alegoria engraçadíssima do diálogo de surdos em que o debate político vem se transformando no Brasil. Todos gritam ali, mas ninguém […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 04h35 - Publicado em 24 jan 2014, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • logo batmanO vídeo do “Batman do Leblon” – veja aqui – virou um sucesso viral na internet esta semana com total justiça: em pouco mais de oito minutos, encena uma comédia urbana afiada e nonsense, alegoria engraçadíssima do diálogo de surdos em que o debate político vem se transformando no Brasil. Todos gritam ali, mas ninguém tem razão: nem o manifestante vestido de Homem-Morcego, nem o cineasta que se diz de esquerda, nem a fotógrafa que se diz de direita, nem o repórter francês que não fala uma palavra de português, mas faz de tudo para encontrar sentido onde sentido não há.

    Publicidade

    É por isso que a Palavra da Semana é Batman, que o cineasta Dodô Brandão achincalha no vídeo como símbolo do imperialismo americano – um papel em que o Super-Homem se sentiria mais à vontade, para não falar do Capitão América. Com sua estética puxada para o sombrio, Batman não é um bom garoto-propaganda.

    Curiosamente, seu nome não tem certidão de nascimento inconteste, embora seja uma marca registrada da editora DC Comics. Segundo a história oficial, o Homem-Morcego (tradução literal de Batman) foi criado pelo desenhista Bob Kane em 1939 e desenvolvido nos anos seguintes com a colaboração do roteirista Bill Finger. No entanto, quando a história já fazia sucesso, o desenhista Frank Foster apresentou desenhos semelhantes de um personagem concebido em 1932 e que se chamava… Batman, pois é.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.