Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

Santa comédia, Batman!

O vídeo do “Batman do Leblon” – veja aqui – virou um sucesso viral na internet esta semana com total justiça: em pouco mais de oito minutos, encena uma comédia urbana afiada e nonsense, alegoria engraçadíssima do diálogo de surdos em que o debate político vem se transformando no Brasil. Todos gritam ali, mas ninguém […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 04h35 - Publicado em 24 jan 2014, 17h00

logo batmanO vídeo do “Batman do Leblon” – veja aqui – virou um sucesso viral na internet esta semana com total justiça: em pouco mais de oito minutos, encena uma comédia urbana afiada e nonsense, alegoria engraçadíssima do diálogo de surdos em que o debate político vem se transformando no Brasil. Todos gritam ali, mas ninguém tem razão: nem o manifestante vestido de Homem-Morcego, nem o cineasta que se diz de esquerda, nem a fotógrafa que se diz de direita, nem o repórter francês que não fala uma palavra de português, mas faz de tudo para encontrar sentido onde sentido não há.

É por isso que a Palavra da Semana é Batman, que o cineasta Dodô Brandão achincalha no vídeo como símbolo do imperialismo americano – um papel em que o Super-Homem se sentiria mais à vontade, para não falar do Capitão América. Com sua estética puxada para o sombrio, Batman não é um bom garoto-propaganda.

Curiosamente, seu nome não tem certidão de nascimento inconteste, embora seja uma marca registrada da editora DC Comics. Segundo a história oficial, o Homem-Morcego (tradução literal de Batman) foi criado pelo desenhista Bob Kane em 1939 e desenvolvido nos anos seguintes com a colaboração do roteirista Bill Finger. No entanto, quando a história já fazia sucesso, o desenhista Frank Foster apresentou desenhos semelhantes de um personagem concebido em 1932 e que se chamava… Batman, pois é.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.