Qual é a terra de Colombo?
O nome próprio Colômbia, palavra da semana, é um caso curioso de correção parcial de uma injustiça histórica – aliás, tratada de passagem no post abaixo, sobre os Estados Unidos da América. Como se sabe, o continente descoberto em 1492 pelo navegador genovês Cristóvão Colombo ganhou dos cartógrafos do Velho Mundo, pelas trapaças da história, […]
O nome próprio Colômbia, palavra da semana, é um caso curioso de correção parcial de uma injustiça histórica – aliás, tratada de passagem no post abaixo, sobre os Estados Unidos da América.
Como se sabe, o continente descoberto em 1492 pelo navegador genovês Cristóvão Colombo ganhou dos cartógrafos do Velho Mundo, pelas trapaças da história, um nome de batismo que homenageava outro navegador italiano, o florentino Américo Vespúcio (as teorias que derivam a palavra América de outras fontes indígenas ou europeias são tão frágeis que dispensam citação).
Vespúcio esteve por aqui – inclusive no Brasil – alguns anos depois de Colombo, mas foi mais competente no trabalho de divulgação e marketing ao escrever a carta “Mundus Novus”, mistura de relato factual e fantasia maluca sobre o continente recém-descoberto, que fez grande sucesso na Europa.
O mais curioso é que a primeira expedição europeia a avistar terras do que viria a ser a Colômbia, comandada pelo espanhol Alonso de Ojeda em 1499, contava com Vespúcio entre seus membros. Ou seja: a rigor, a Colômbia deveria se chamar América e a América, Colômbia. Mas o rigor vale pouco na história das palavras.