Qual é a relação dos testículos com o verbo ‘testificar’?
“Prezado professor, conversando com alguns amigos, um deles sugeriu que a palavra ‘testifico’ vem do termo ‘testículos’… Ficou a dúvida, fiz algumas pesquisas mas não obtive uma resposta com segurança. Pode me ajudar? Abraços.” (Joel Teixeira) O amigo de Joel se atrapalhou com a ordem dos fatores, mas sua afirmativa tem um fundo de razão: […]
“Prezado professor, conversando com alguns amigos, um deles sugeriu que a palavra ‘testifico’ vem do termo ‘testículos’… Ficou a dúvida, fiz algumas pesquisas mas não obtive uma resposta com segurança. Pode me ajudar? Abraços.” (Joel Teixeira)
O amigo de Joel se atrapalhou com a ordem dos fatores, mas sua afirmativa tem um fundo de razão: os testículos, gônadas masculinas, são parentes etimológicos de todos os descendentes do substantivo latino testis, “testemunha” – entre eles o verbo “testificar”, que significa “testemunhar, atestar.”
Isso não quer dizer que “testificar” seja derivado de “testículos”. Ambos são descendentes de testis, e o verbo, na verdade, está entre os herdeiros do substantivo latino que podemos chamar de legítimos, fiéis ao sentido original da palavra.
Enquanto isso, no próprio latim, o surgimento de testiculus, diminutivo de “testemunha”, dava origem a um ramo alternativo da família – o figurado.
Como escrevi numa coluna de 2011, fica faltando explicar apenas o sentido dessa associação metafórica, que de saída parece forçada. Há quem fale na semelhança dos testículos com globos oculares e quem aposte na ideia de que eles atestam a virilidade do portador.
Impossível saber ao certo, mas gosto da explicação do etimologista brasileiro Antenor Nascentes, para quem os testículos “são assim chamados porque assistem ao ato genésico”. Deve-se dar um desconto à pudica expressão “ato genésico”, sinônimo de “ato sexual”, e reconhecer que a tese de Nascentes é plausível. Como se sabe, no melhor da brincadeira os testículos são barrados e ficam do lado de fora, “pequenas testemunhas”, só olhando.