Qual é a origem de ‘tataraneto’?
“Professor, qual é a origem da engraçada palavra ‘tataraneto’? Que ‘tatara’ é esse, de onde saiu, se podemos dizer simplesmente ‘tetraneto’? Seria um erro de pronúncia?” (Ângela Guedes) O substantivo “tataraneto”, que existe também em espanhol (tataranieto), é uma criação ibérica bem mais antiga do que seu sinônimo “tetraneto”: apareceu ainda no século XVI, enquanto […]
“Professor, qual é a origem da engraçada palavra ‘tataraneto’? Que ‘tatara’ é esse, de onde saiu, se podemos dizer simplesmente ‘tetraneto’? Seria um erro de pronúncia?” (Ângela Guedes)
O substantivo “tataraneto”, que existe também em espanhol (tataranieto), é uma criação ibérica bem mais antiga do que seu sinônimo “tetraneto”: apareceu ainda no século XVI, enquanto o último é uma palavra moderna, de fins do século XIX.
Sua origem não é de todo pacífica, mas há boas evidências de que a curiosa sonoridade de “tataraneto” tenha surgido a partir da antiga palavra “trasneto” (o mesmo que “bisneto”), hoje caída em desuso, formada com o elemento latino trans-, “para além de”.
De trasneto se fez “traneto”, em seguida duplicado para “tratraneto” – aquele é que bisneto duas vezes. Para ir de tratraneto a “tataraneto” a distância foi pequena. “Tataravô” foi um termo criado depois, por analogia com “tataraneto”.
A tese acima é defendida pelo etimologista catalão Joan Corominas em seu Breve Diccionario Etimológico de la Lengua Castellana e coincide perfeitamente com a explicação apresentada pelo filólogo brasileiro Antenor Nascentes.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br