‘Preciosismo’ e ‘perfeccionismo’ são sinônimos? Não, mas…
“Olá, Sérgio, como vai? Havia tempos usava o termo ‘preciosismo’ como sinônimo de ‘perfeccionismo’. (Ex.: ‘Organizar as roupas por cor é preciosismo’.) Mas um dia fui acusado por minha esposa de usar palavras difíceis sem saber o que significam e, na tentativa de provar-lhe o contrário, consultei um dicionário, o único que tenho acesso, e, […]
“Olá, Sérgio, como vai? Havia tempos usava o termo ‘preciosismo’ como sinônimo de ‘perfeccionismo’. (Ex.: ‘Organizar as roupas por cor é preciosismo’.) Mas um dia fui acusado por minha esposa de usar palavras difíceis sem saber o que significam e, na tentativa de provar-lhe o contrário, consultei um dicionário, o único que tenho acesso, e, para minha desagradável surpresa, essa correspondência com ‘perfeccionismo’ não estava lá. Tive que reconhecer-me culpado da acusação. Desde então parei de usá-lo dessa forma.
Hoje, porém, um colega usou o termo com o mesmo sentido que eu usava e isso me indicou que ele pode estar disseminado – embora não conste no dicionário que tenho acesso ou em outros. Esta é minha dúvida: ‘preciosismo’ pode ser usado como sinônimo de ‘perfeccionismo’?
Meus cumprimentos pelo blog, sou leitor assíduo.” (Eduardo Henrique Bogoni)
Caro Eduardo, não há nada errado com seu uso do substantivo “preciosismo”, a julgar pelo exemplo que você cita, o da organização de roupas por cor.
Não, “preciosismo” não chega a ser um sinônimo de “perfeccionismo”, mas sim, existe uma área de interseção semântica entre esses vocábulos.
Curiosamente, o próprio dicionário que você consultou, o lusitano Priberam, aponta isso na última de suas definições de “preciosismo”, o que talvez lhe tenha escapado. Vamos a elas, da mais historicamente precisa à mais figurada:
1. Afetação no falar e no escrever, em moda no século XVII, em França.
2. Afetação exagerada; falta de naturalidade.
3. Atitude ou ação de quem tem ou pretende ter requinte, artificialismo ou perfeccionismo no comportamento ou na linguagem.
Como se vê, quem busca – ou simula buscar – a perfeição no comportamento ou na linguagem corre mesmo o risco, dependendo do contexto e da intenção do falante, de ser acusado de preciosista.
A chave aqui está na afetação, no maneirismo, na exibição gratuita de refinamento, na sofisticação artificial que “preciosismo”, vocábulo sempre crítico, denuncia.
O perfeccionismo (“tendência de obstinar-se em fazer as coisas com perfeição”, segundo o Houaiss) pode ser ou não ser um termo crítico, havendo casos em que é empregado com admiração.
O preciosismo é sempre meio ridículo.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).