Por que ‘solução de continuidade’, se ela é um problema?
“Gostaria de ver a explicação sobre a origem ou o por quê de se usar a expressão ‘solução de continuidade’. Por exemplo: ‘Apesar das obras de expansão, o hospital não sofrerá solução de continuidade’ (indicando que as atividades normais do hospital não serão afetadas). Obrigado.” (Carlos Tadeu Alves) O que parece estranho a Carlos Tadeu […]
“Gostaria de ver a explicação sobre a origem ou o por quê de se usar a expressão ‘solução de continuidade’. Por exemplo: ‘Apesar das obras de expansão, o hospital não sofrerá solução de continuidade’ (indicando que as atividades normais do hospital não serão afetadas). Obrigado.” (Carlos Tadeu Alves)
O que parece estranho a Carlos Tadeu e a muita gente na locução “solução de continuidade”, uma forma meio pomposa de dizer “interrupção, quebra de continuidade”, tem origem na riqueza semântica da palavra solução.
Se nesse caso atribuirmos a solução seu sentido mais frequente – o de ato de resolver um problema ou eliminar uma dificuldade –, terminaremos às voltas com uma expressão que parece querer dizer o oposto do que “solução de continuidade” diz.
Ora, pensaremos, se o hospital passa por obras de expansão, a interrupção das atividades normais é o problema e a continuidade é a solução, certo? Como pode “solução de continuidade” significar justamente o problema, isto é, a quebra da normalidade, e não a solução que seria sua permanência?
Ocorre que o sentido de solução aqui é outro: “separação de coisas que antes estavam unidas ou que são naturalmente unidas; interrupção, quebra, hiato” (Houaiss). De uso pouco frequente, essa acepção fica mais compreensível quando levamos em conta a etimologia da palavra.
O vocábulo solução é oriundo do latim solutionis, “decomposição, desprendimento, separação”, substantivo derivado do verbo solvere. Quando um problema é solucionado, a ideia é que, metaforicamente, ele foi quebrado, decomposto, dissolvido. Como, digamos, o cloreto de sódio em solução de água e sal.
Não é a ideia metafórica de resolução de um problema e sim a ideia literal de quebra, de separação das partes de um todo, que está presente em “solução de continuidade”.
*