Por que a comida é chamada de boia?
Compartilhe essa matéria: Link copiado! “Olá, Sérgio. Nunca entendi por que, na gíria, um prato de comida é chamado de boia. O que tem a ver uma coisa com a outra?” (Álvaro Vasconcelos) A resposta a dúvidas como a de Álvaro costuma envolver alguma medida de especulação. Nem sempre a expansão do significado essencial de […]
“Olá, Sérgio. Nunca entendi por que, na gíria, um prato de comida é chamado de boia. O que tem a ver uma coisa com a outra?” (Álvaro Vasconcelos)
A resposta a dúvidas como a de Álvaro costuma envolver alguma medida de especulação. Nem sempre a expansão do significado essencial de uma palavra, operada na linguagem popular, se deixa interpretar facilmente. O novo sentido pode surgir por um leque amplo de processos – metáfora, metonímia, contraste humorístico, livre associação, referência a algum fato notório da época – e às vezes um elo fundamental da cadeia se perde para sempre, fazendo o estudioso boiar.
Dito isso, reconheça-se que boia com o sentido de refeição não é um dos casos mais difíceis. O significado do qual parte o trem associativo é mesmo o de “objeto flutuante”. Luís da Câmara Cascudo, que considera a boia-comida um brasileirismo, chega a formular a hipótese de que tal acepção tenha surgido por analogia com o salvamento dos afogados: o prato de comida, afinal, salva o faminto.
Tudo indica que é uma pista falsa. O mesmo Câmara Cascudo parece se aproximar mais da verdade quando registra uma segunda tese, que atribui a Pereira da Costa: estaríamos diante de uma gíria nascida nos quartéis. “Boia seria o feijão semicozido, boiando no caldo incolor e ralo. Boia de soldado”, escreve ele em seu livro “Locuções tradicionais do Brasil”.
O Houaiss fornece outros elos que nos conduzem na mesma direção dos pedaços de comida que flutuam no caldo, mas desmente a exclusividade brasileira no emprego da boia-refeição. Registra que em Portugal boia pode nomear informalmente “pedaço de pão, de carne ou de toucinho que sobrenada num caldo ou sopa” e, por extensão, a própria sopa. E também encontra na região do Alentejo a acepção de “comida”, desta vez genérica, que é comum no Brasil.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

Pesquisa: maioria dos brasileiros desaprova o trabalho de Lula
João Gomes se manifesta após suposto climão em especial de Roberto Carlos
Zé Felipe anuncia fim do namoro com Ana Castela
Com trajetória errática e efeito-Flávio, direita termina 2025 em busca de um rumo
Consumo de queijos com alto teor de gordura pode estar associado a menor risco de demência, sugere pesquisa







