Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

O verme vermelho

O vermelho que coloriu o mundo após a justa conquista da Copa do Mundo pela Espanha é furiosamente rojo na língua de Iker Casillas – do latim russus, a mesma matriz em que o italiano foi buscar o rosso e que aqui, deslocando-se no espectro solar, deu em roxo. Quando queremos dizer vermelho, o que […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 14h49 - Publicado em 13 jul 2010, 12h52

O vermelho que coloriu o mundo após a justa conquista da Copa do Mundo pela Espanha é furiosamente rojo na língua de Iker Casillas – do latim russus, a mesma matriz em que o italiano foi buscar o rosso e que aqui, deslocando-se no espectro solar, deu em roxo.

Quando queremos dizer vermelho, o que primeiro nos ocorre é uma palavra descendente de vermiculus, pequeno verme. Vermezinho? Isso mesmo, palavra bichada: dentro do vermelho mora a cochonilha, praga da lavoura, inseto do qual se extrai desde a antiguidade e muito antes do pau-brasil um vivo pigmento rubro (de rubrum) de larga aplicação.

O vermezinho não vingou apenas no português. Outras línguas em dívida com o latim o acolheram como vermeil (francês), vermiglio (italiano), bermejo (espanhol) e até vermilion (inglês). Mas estas são palavras menos batidas, que designam desvios de cor mais ou menos sutis ou se prestam a colorir a língua com uma sinonímia inesperada, como, por aqui, rubro, ruivo, escarlate, encarnado, coral, sanguíneo, rubicundo, solferino. Variações em torno do vermelho.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.