O panelaço e o ‘cacerolazo’
O panelaço que ecoou por diversas cidades do país na terça-feira à noite, durante o programa televisivo do PT, é uma palavra cuja parte decisiva é o sufixo -aço, um tradicional formador de aumentativos – e também, por influência do espanhol -azo, como neste caso, um indicador de “golpe violento”. Este último é um sentido […]
O panelaço que ecoou por diversas cidades do país na terça-feira à noite, durante o programa televisivo do PT, é uma palavra cuja parte decisiva é o sufixo -aço, um tradicional formador de aumentativos – e também, por influência do espanhol -azo, como neste caso, um indicador de “golpe violento”.
Este último é um sentido que o sufixo – que o Houaiss afirma ser oriundo do românico -atiu, posterior ao latim vulgar e anterior ao desenvolvimento das línguas neolatinas – não tinha a princípio em português e que consta não ter ainda hoje em Portugal. Sua origem deve ser buscada no espanhol cacerolazo, do qual “panelaço” é uma tradução direta.
“Panelaço”, como “buzinaço”, é uma palavra relativamente recente, mas já dicionarizada. No caso da segunda, o Houaiss arrisca situar sua entrada na língua por volta de 1985. A primeira fica sem data, mas é provavelmente um pouco anterior. “Apitaço” e outros termos formados nos mesmos moldes ainda aguardam na fila.
Embora seja comum situar a origem da percussão de panelas como forma de protesto político no Chile de Salvador Allende, no início dos anos 1970, não consegui descobrir se a própria palavra cacerolazo foi cunhada nessa época. O dicionário da Real Academia Española indica que não, pois registra o vocábulo como oriundo da Argentina – um país que adotou a prática com gosto – e o define simplesmente pelo sinônimo cacerolada, o que é uma forma de indicar ser esta uma palavra mais antiga e aceita na língua.
LDU x Palmeiras na Libertadores: onde assistir, horário e escalações
Otávio Augusto volta a falar sobre Grazi Massafera: ‘Não tem sentido’
Melhores bases do mundo tem quatro clubes do Brasil no top 20; confira lista
INSS alerta risco a serviços e pagamento de benefícios após bloqueio de verbas pelo governo Lula
Ataque mais rápido do reino animal é registrado em câmera lenta; veja

