O itálico da letrinha inclinada veio da Itália?
“Olá. Gostaria de saber por que aquela letrinha inclinada é chamada de ‘itálico’. Será porque veio da Itália ou isso é simples demais?” (Valéria Mendes) Sim, Valéria, o tipo itálico ou simplesmente itálico – aquela letra inclinada à direita que tem a função de destacar uma ou mais palavras num bloco de texto, como neste […]

“Olá. Gostaria de saber por que aquela letrinha inclinada é chamada de ‘itálico’. Será porque veio da Itália ou isso é simples demais?” (Valéria Mendes)
Sim, Valéria, o tipo itálico ou simplesmente itálico – aquela letra inclinada à direita que tem a função de destacar uma ou mais palavras num bloco de texto, como neste exemplo – deve seu nome ao fato de ter sido dado ao mundo pelo impressor italiano Aldo Manúcio (1449-1515), Aldus Manutius em latim, um dos primeiros mestres da tipografia. Inicialmente, não era um tipo alternativo, destinado a realçar palavras, mas usava-se para compor todo o texto, economizando espaço.
A curiosidade é que o sinônimo mais usado de itálico, “grifo”, também remete à sua origem, mas de forma mais precisa. O tipo itálico ou grifo – mais raramente chamado de aldino porque Aldo batizara de Aldina sua casa impressora – foi criado em 1501, sob encomenda de Manúcio, por um ourives de Bolonha chamado Francesco Griffo, que se inspirou na escrita cursiva.
Sobre os outros sentidos – menos usados – da palavra “grifo” em português, vale ler este texto que publiquei no blog há quatro anos.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br